Brasil registra 13 milhões de buscas no Google para ansiedade e depressão
Após a Fiocruz divulgar um estudo que revela uma alta prevalência de sintomas de ansiedade e depressão em trabalhadores da saúde depois da pandemia, a Web Estratégica, consultoria em marketing digital especializada em Marketing de Conteúdo e SEO, realizou uma análise para mensurar a procura dos brasileiros por esses termos no Google. De acordo com a pesquisa, só em 2021 foram registradas 13,5 milhões de buscas relacionadas às palavras-chave “ansiedade” (7,5 milhões) e “depressão” (6 milhões) na plataforma.
Segundo a consultoria, que oferece serviços para geração de tráfego orgânico e criação de conteúdo otimizado para conversão de vendas, a avaliação do que está em alta na internet é importante para direcionar possíveis rumos para os negócios.
A análise aponta que nos últimos três anos, a média de pesquisas pelo termo ansiedade no Google se manteve 20% acima das buscas em comparação à palavra depressão. Além disso, a procura por depressão diminuiu 68% entre os anos de 2019 até o início de 2022, enquanto a busca por ansiedade cresceu 33,8% durante o mesmo período.
Segundo Rafael Rez, fundador e CMO da Web Estratégica, com base na sua experiência com mais de 130 clientes, a saúde mental é um tema que tem ganhado muita importância na mídia e também dentro das empresas, que estão começando a aderir a plataformas e iniciativas de cuidado para valorização dos seus funcionários e para melhorar a produtividade e os resultados do seu empreendimento.
“Com ferramentas que permitem a identificação do que está em alta na internet sobre os mais diversos temas, a WE produz conteúdos otimizados com foco em SEO para seus clientes, resultando em tráfego orgânico e, por consequência, uma maior conversão de vendas nos negócios”, comenta.
Para atingir esse objetivo, a empresa analisa os dados de visitas e o comportamento dos consumidores nas redes de seus clientes, melhora o ranqueamento de marcas e produtos em sites de buscas, executa um planejamento estratégico e desenvolve conteúdos específicos para cada tipo de canal.