Como o método de gestão PMG pode beneficiar a saúde?

Por Vinicius Menezes

Muitos são os desafios dos gestores da área da saúde. O segmento é dinâmico e exige liderança estratégica, com mapeamento de riscos, para garantir a qualidade dos serviços, segurança do paciente e administração financeira eficaz. A pandemia da covid-19 deixou essa necessidade ainda mais evidente. Afinal, o atendimento aos pacientes dependia, em boa parte, da tomada de decisão dos gestores diante de problemas como a alta do preço de medicamentos e insumos e a busca por profissionais em um cenário de escassez de mão de obra.

Por isso, definir uma metodologia é o primeiro passo para trilhar essa gestão estratégica. As instituições de saúde que adotarem o método PMG podem obter muitos benefícios.

O que é o método PMG?

A gestão PMG é uma metodologia que tem o objetivo de dar ao gestor visão e entendimento sobre a instituição de forma unificada, a fim de que possa fazer o acompanhamento 360° de sua empresa. O significado de PMG vem da junção de planejamento estratégico, mapeamento de fluxo de valor e gestão de processos e riscos. Baseados em várias teorias, métodos e formas de tratar cada um desses temas, nos propomos a juntar tudo em um único lugar para facilitar a compreensão, gestão e comunicação.

Como ele funciona?

O princípio norteador da metodologia é entender que planejamento estratégico é fundamental para se concretizar a visão de futuro e alcançar os objetivos organizacionais. Isso significa olhar para os ambientes externo e interno para entender o mercado e o setor em que a organização está inserida, avaliando oportunidades, ameaças, fragilidades e forças.

O planejamento estratégico é função e responsabilidade das altas lideranças, com a participação e diálogo obrigatório das médias lideranças, muitas vezes, ouvindo os colaboradores operacionais.

Mapeando fluxos

O mapeamento do fluxo de valor acontece em paralelo à definição do planejamento estratégico. Ele é uma função das médias lideranças, que devem observar e interagir com os colaboradores operacionais e com fechamento articulado com a alta liderança.

Entende-se fluxo de valor como o fluxo que o produto ou o cliente percorre para que, no final da jornada, tenha um valor agregado na percepção do serviço prestado ou do produto adquirido. Esse fluxo obrigatoriamente deve ser mapeado para que todos na organização tenham a clareza de como se entrega valor ao cliente.

Gestão de processo

Fluxos de valor mapeados? Então chegou o momento de esmiuçar cada fase do fluxo por meio da gestão de processos. Nessa etapa, cada média liderança deverá analisar o processo pelo qual é responsável, com base na matriz SIPOC, que funciona como um mapa visual para documentar um procedimento do início ao fim. Isso deve ser feito in loco e com a participação dos colaboradores operacionais.

Dessa forma, o passo fundamental para que as instituições de saúde consigam evoluir é quando fazemos a junção do planejamento estratégico com o mapeamento de fluxo de valor. Definitivamente, a gestão PMG faz essa combinação com maestria.


*Vinicius Menezes é CEO da Vital Assistência e Gestão, médico e gestor/empreendedor.

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