Gestão da Integridade protege instituições de saúde contra corrupção
Eliminar riscos relacionados a atos de corrupção pública e privada dentro das organizações de saúde tem sido uma preocupação constante dos gestores, com vistas a proteger a reputação das instituições e equipes que são prestadoras ou estão envolvidas, direta ou indiretamente, na oferta de serviços. Com base nessa demanda do mercado, o Instituto Qualisa de Gestão (IQG), referência na área da gestão da qualidade na área da saúde, atualizou os padrões da certificação por distinção de Gestão para Integridade de serviços de saúde, que pode ser conquistada a partir da aplicação de Melhores Práticas relativas a Governança, Compliance e Gestão de Pessoas.
Segundo a CEO do Instituto Qualisa de Gestão, Mara Machado, a conquista desta certificação é um compromisso da organização de Saúde com transparência e integridade, no relacionamento com todos os públicos, de fornecedores, compradores, financiadores, usuários e profissionais da saúde. “Ainda comprova e reforça, com todos os interessados, a existência de um empenho com a qualidade e segurança na prestação de cuidados”, afirma.
A exemplo dos padrões de gestão da qualidade, a Integridade deve ser adotada e aplicada em todos os níveis hierárquicos. “É importante que seja prioridade para a alta administração, obviamente, mas também tratada como cultura em toda a empresa. A responsabilidade do CEO ou presidente é posicionar-se também como um diretor de ética, alguém que fiscaliza e incentiva esse comportamento. O resultado, no entanto, vem a partir do engajamento coletivo da equipe”, explica.
Objetivo da Certificação
Para construir uma cultura sustentável de integridade nas organizações de saúde, é preciso estabelecer um programa que fortaleça as ações de integridade. É preciso sistematizar e implementar a construção de integridade em todo a organização, adotar como estrutura os padrões e práticas nacionais sobre medidas anticorrupção, princípios dos direitos humanos, com ênfase na importância de participar de processos de prestação de contas.