Gestão da farmácia em 3 passos: pontos essenciais para otimizar os negócios

Por Oscar Basto Jr

Gestão é um passo fundamental para qualquer negócio. A administração de um varejo engloba muitas tarefas: desde planejamento, escolha de ponto, gestão de pessoas, projetos de lay-out, de conhecimento do mercado, valores, políticas da empresa, sustentabilidade, gestão financeira, desenvolvimento tecnológico etc. mas quando se fala da área da saúde, as exigências são ainda maiores.

Para o setor de varejo farmacêutico, além de todas as observâncias legais e sanitárias, conhecimento técnico e profissionalização, é preciso analisar minuciosamente os pontos responsáveis pelo rendimento e pela consolidação do estabelecimento.

A gestão de farmácia tornou-se ainda mais desafiadora para os que desejam atender às demandas de uma sociedade cada vez mais protagonista de seu consumo. Isso porque, além de a rotina no balcão ser bem corrida para todos os colaboradores, o nível de exigência dos clientes atingiu um patamar mais elevado, motivado principalmente pela vida urbana agitada e as possibilidades de um mundo digitalizado.

Veja aqui três passos básicos para garantir o controle e a eficiência dos negócios:

1. Estoque e mix de produtos

Hoje, uma farmácia trabalha com um portfólio de 8 a 10 mil podendo chegar até 14 mil itens. Manter ofertas variadas e específicas para as mais diferentes demandas é ponto essencial. Uma farmácia busca suprir as necessidades dos seus clientes para as suas demandas, mas também não pode ter um estoque desbalanceado, que não tenham venda e acabem vencidos O comprometimento do fluxo de caixa em estoque desbalanceado para um negócio, ainda mais em uma farmácia, é mortal. Para evitar isso, o controle de estoque e vendas precisa ser eficaz, suportando a estrutura nos momentos de compra, no gerenciamento e controle financeiro do negócio buscando o melhor acerto entre capacidade de compra e giro da venda.

2. Atendimento experiente

Os profissionais que atendem o público no balcão são o elo direto com o público de uma farmácia. Além da habilidade necessária para lidar com diferentes tipos de clientes, essa é uma atividade técnica e demanda treinamento. Hoje já existem cursos online para balconistas e atendentes de Farmácia, e é muito importante que o empreendedor se torne aliado dessa necessidade para aumentar o nível de profissionalização da equipe, de ponta a ponta.

3. Serviços de saúde

Como a presença do farmacêutico é essencial, este fato em si já desdobra a possibilidade de se implantar um serviço de Assistência Farmacêutica e até a venda de serviços de Assistência Clínica, por exemplo, hoje a diversificação de ofertas é uma necessidade para o negócio. A farmácia mudou e não é mais vista apenas como um ponto de compra de medicamentos, mas sim como um HUB da saúde, uma estratégia que atrai clientes e incrementa a receita e que pode ser desde serviços gratuitos como aferir pressão, e verificar se os medicamentos do cliente estão sendo tomados corretamente até vender mais de 40 testes rápidos disponíveis hoje para serem feitos em uma farmácia, é o que chamamos hoje de Categoria de Serviços de Assistência Farmacêutica A evolução da farmácia como Hub de Saúde é tendência que se tornou realidade e que não tem mais volta.


*Oscar Basto Jr, Diretor de Varejo da InterPlayers.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.