Hospital São Vicente de Paulo melhora eficiência operacional
Redução do tempo de espera por leitos, maior organização nas admissões de novos pacientes e de altas hospitalares, além de uma estadia mais confortável e eficiente. Esses são alguns dos benefícios gerados pelo Escritório de Gerenciamento de Leitos, implementado em fevereiro no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP – RJ).
A novidade traz mudanças significativas, como explica a coordenadora de atendimento do HSVP, Ana Cristina Lima, que também coordena a equipe do Escritório. “Com um gerenciamento eficiente, a gestão dos pacientes se torna mais organizada, permitindo melhor previsão e alocação de recursos, redução do tempo de espera por leitos, otimização do fluxo de pacientes, minimização de cancelamentos de procedimentos devido à falta de leitos e melhoria na comunicação entre as equipes multidisciplinares”, diz. O resultado prático é uma gestão mais eficiente dos pacientes, que se reflete em uma experiência mais positiva para os mesmos.
Desde sua implementação, o Escritório de Gerenciamento de Leitos já começou a apresentar bons resultados. “Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve crescimento percentual de altas de 36% em fevereiro, 4% em março e 6,15% em abril. Nossa expectativa é de melhoria contínua na eficiência hospitalar e na prestação de um atendimento cada vez mais acolhedor e humanizado aos nossos pacientes”, prevê Ana Cristina.
Além de impactar positivamente a jornada do paciente, a iniciativa também é vista com bons olhos pelas equipes multiprofissionais. “Temos recebido um feedback positivo das equipes assistenciais, que destacam a melhoria na organização do fluxo de pacientes, a redução do tempo de espera por leitos, a possibilidade de planejar com antecedência as admissões e a alta hospitalar e a comunicação mais eficiente entre as diferentes áreas envolvidas no cuidado dos pacientes como os principais ganhos”, afirma ela.
A coordenadora salienta que a implementação do Escritório de Gerenciamento de Leitos pode contribuir na previsão da demanda por leitos, na identificação de padrões de utilização e na alocação mais eficiente dos recursos. “Nossa expectativa é que esse processo seja mais um passo para priorizar a equidade no acesso aos serviços hospitalares, garantindo que todos os pacientes recebam o cuidado adequado no momento certo”, acrescenta.
O Escritório de Gerenciamento de Leitos do HSVP é operado por uma equipe multidisciplinar dedicada, formada por quatro profissionais que atuam de forma a agilizar solicitações de internação e de transferência de pacientes para outras unidades de saúde, transferências internas e fazer sinalizações de alta hospitalar.