Geap pede que empresas forneçam quimioterápicos em modo delivery
A Geap Autogestão em Saúde está convocando empresas para fornecimento de medicamentos quimioterápicos orais, nacionais e importados, no modelo delivery, ou entrega em domicílio. A cobertura de medicamentos antineoplásicos orais para uso domiciliar é garantida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio da RN 428, de 7 de novembro de 2017. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), devem surgir no país 1,2 milhão de novos casos da doença em 2018 e 2019. As exigências e detalhes da convocação estão disponíveis no site da Geap: www.geap.com.br .
Atualmente, a Geap Saúde tem mais de 420 mil beneficiários em todo o país. São, em sua maioria, servidores públicos federais, mas também há beneficiários das esferas estadual e municipal. A empresa interessada em fornecer os medicamentos, tanto nacionais quanto importados, deve, obrigatoriamente, ser apta a atender todo o processo logístico.
A ANS estabeleceu um Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, cuja cobertura é obrigatória, dependendo do tipo e estágio da doença. O paciente só tem acesso a qualquer medicamento que está estabelecido na lista. E esse rol é atualizado de dois em dois anos. A lista que começou a vigorar em janeiro do ano passado incluiu oito medicamentos de via oral na cobertura dos planos de saúde: Afatinibe, Crizotinibe, Debrafenibe, Enzalutamida, Everolimo, Ruxolitinibe, Ibrutinibe e Tramatinibe.
A quimioterapia oral (terapia antineoplásica oral) é um tratamento contra o câncer que tem a mesma eficácia da terapia endovenosa. O medicamento é tomado em casa de acordo com as orientações do médico sobre dosagem e armazenamento. E isso evita que o paciente tenha que ir tantas vezes ao hospital onde faz o tratamento.
“Estamos usando todos os nossos modelos de comunicação para fazer o chamamento dessas empresas. Isso também é uma forma de dar transparência a todo o processo de contratação e também de evidenciar o cumprimento das exigências da ANS e o atendimento do nosso público beneficiário”, declarou o diretor-presidente da Geap, Ricardo Marques Figueiredo.