Unidades da Funfarme conquistam ONA nível 3
O Hospital de Base (HB), o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) e o Ambulatório Geral de Especialidades, unidades do complexo hospitalar da Funfarme, de São José do Rio Preto, conquistaram o nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A Funfarme é o primeiro complexo hospitalar do Estado de São Paulo a receber esta acreditação máxima conferida pela ONA, órgão certificador de instituições de saúde reconhecido pelo Ministério da Saúde.
Ao conferir o atestado nível 3, a ONA sinaliza para a sociedade que o HB, o HCM e o Ambulatório possuem excelência em gestão, gestão integrada de processos que visam oferecer a máxima segurança ao paciente e além demonstrar ciclos de melhorias e maturidade institucional. Para a certificação foram avaliados diversos fatores que incluem critérios de segurança, excelência em gestão integrada de processos, demonstração dos ciclos de melhorias e maturidade institucional. Auditores da ONA avaliaram todos os setores das instituições durante uma semana no mês de dezembro.
De acordo com Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme, para alcançar o Nível 3 foi necessário que o complexo fizesse diversas padronizações de segurança e atendimento. “Foram realizados diversos treinamentos, cursos e reuniões com a equipe, desde auxiliares até as lideranças”, afirma.
O diretor destaca que a padronização e a constante melhoria dos processos foram a base para a conquista. “A acreditação é muito importante pois é uma forma da equipe se motivar, fazer sempre um trabalho melhor, buscar novos horizontes de qualidade e estar sempre apta para aprimorar e desenvolver os processos. Nosso foco é sempre buscar a melhoria do atendimento, da segurança e da gestão”, completa.
Para Maria Regina Jabur, superintendente assistencial da Fundação, o novo desafio será a manutenção do selo. “Desde a conquista do Nível 1, em 2018, nossas instituições vêm em processos de evoluções constantes. E, com a conquista do Nível 3, vamos para um novo desafio que é a manutenção desta certificação. Ou seja, atingimos o nível de excelência, mas nosso desafio não terminou. Continuamos a trabalhar para desenvolver e implantar ações de melhoria contínua em toda instituição, visando primordialmente a segurança do paciente” afirma.
A superintendente assistencial também explica o que a conquista do nível máximo representa para os pacientes. “A entidade sinaliza para seu público o compromisso com padrões reconhecidos de qualidade e segurança. Nas instituições acreditadas os pacientes, por exemplo, podem desfrutar de um ambiente mais seguro. Demonstra nosso compromisso com a assistência de qualidade com nossos pacientes”, diz Maria Regina.