Faculdade Santa Casa BH forma primeira turma de Gestão Hospitalar
A Faculdade Santa Casa BH promoveu a cerimônia de colação de grau da 1ª turma do curso de Gestão Hospitalar. Estiveram presentes na solenidade, o provedor do Grupo Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, as superintendentes Acadêmica e Administrativa da Faculdade, Rosa Malena Delbone e Carolina Giulianetti, a coordenadora e professores do curso, funcionários da instituição, familiares e convidados dos formandos. O curso foi reconhecido com nota 5 (escala de 1 a 5) pelo Ministério da Educação (MEC).
Para o provedor do Grupo Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, a excelência na gestão da Faculdade faz parte do DNA do Grupo. A marca é reconhecida por toda a sociedade por estar alicerçada à Santa Casa BH – instituição de saúde centenária, considerada o “berço” do ensino médico de Minas Gerais, já que as primeiras escolas de Medicina de Belo Horizonte, a da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais nasceram e se criaram nas dependências da SCBH.
O reconhecimento é reforçado pelos resultados, pela qualidade dos serviços prestados, pelo gerenciamento eficiente dos recursos, mas, acima de tudo, pela satisfação dos pacientes. “Foi a partir de toda essa tradição e expertise que nasceu o curso de Gestão Hospitalar da Faculdade Santa Casa BH, um curso que tem como propósito formar novos gestores de saúde, altamente preparados para enfrentar os desafios do setor, sempre visando à melhoria da assistência”, explica o provedor.
De acordo com a superintendente acadêmica da Faculdade, Rosa Malena Delbone, um dos pontos fortes do curso de Gestão Hospitalar é a vasta experiência do corpo docente, focado no ensino de boas práticas em saúde. “A nossa formação proporciona vivências na Santa Casa BH, uma das maiores referências no país em atenção e gestão à saúde. A soma desses elementos só poderia resultar em uma formação sólida, calcada na cultura da excelência, resultando em nota máxima no MEC”, conta.
Rosa explica que o curso é pioneiro na utilização do currículo baseado em Entrustable Professional Activities ou Atividades Profissionais Confiáveis (EPAs), uma proposta inovadora de ensino no serviço, desenvolvida na Holanda, pelo Prof. Olle ten Cate, inicialmente para a Residência Médica. As EPAs visam avaliar o aluno em atuação no serviço, sendo assim, além dos resultados que ele precisa apresentar nas disciplinas da sala de aula, também deve demonstrar competências para executar as atividades que são condizentes com a profissão e mercado de trabalho.