Fehosp promove 2ª edição do Fórum Somos SUStentáveis
Instituído em 2014, o programa paulista “Santas Casas Sustentáveis” possibilitou um norte para solucionar o problema de déficit de recursos nas Santas Casas e os resultados alcançados pelas instituições participantes serão apresentados na 2ª edição do Fórum Somos SUStentáveis, no dia 18 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças. O evento é promovido pela Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), que tem atuado intensamente para a ampliação do programa. São esperadas 600 pessoas, entre provedores, presidentes, diretores, administradores e gerentes hospitalares, coordenadores de área, além de autoridades de governo.
A ação Santas Casas SUStentáveis classifica as instituições filantrópicas em três perfis: hospitais estruturantes, estratégicos e de apoio, para receberem respectivamente 70%, 40% e 10% a mais do que já recebem do SUS, cujo a tabela de repasse às entidades não é reajustada há 17 anos. Para permanecer credenciada e receber o aditivo, a unidade participante deve cumprir metas de atendimento.
Até o dia 29 de outubro, hospitais aderentes ao programa e que tenham experiências exitosas por meio dele, podem se inscrever para apresentação de seus cases, no site. Cada instituição poderá inscrever até três ações que obtiveram êxito.
Categorias
Serão apresentadas experiências em três categorias. Uma delas, a de Sustentabilidade, trará iniciativas que melhoraram o setor financeiro da instituição. Na segunda – Qualificação de Gestão – serão expostos os bons resultados administrativos, financeiros e de gestão operacional. Por fim, na temática Qualificação da Assistência e Segurança do Paciente, o público conhecerá ações que disseminaram boas práticas de qualidade assistencial ao paciente.
De todas as experiências apresentadas, três serão homenageadas por melhor atenderam aos critérios de Propósito; Diagnóstico x Solução Apresentada; Execução; Benefícios Apurados; Inovação e Contribuição direta do programa Santas Casas Sustentáveis para o alcance da Experiência Exitosa SUStentável.
“Esse programa só tem no Estado de São Paulo e é um exemplo para o Brasil. Metade das Santas Casas teriam fechado se não fosse essa iniciativa. Queremos ampliá-la no Estado e mais: vamos apresentar esse modelo ao ministro da Saúde, para que seja avaliada sua viabilização para todo o país”, falou o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti.