Fórum ABRAIDI debaterá impacto da pandemia para os distribuidores e importadores
A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (ABRAIDI) promoverá, em 15 de abril das 15hs às 18h30, o III Fórum ABRAIDI, que discutirá o impacto da pandemia para os distribuidores e importadores de produtos para saúde e quais os caminhos para o futuro. O evento online, com transmissão ao vivo pelo YouTube, marcará o lançamento da 4ª edição do Anuário que contempla uma série de informações setoriais sobre o ciclo de fornecimento de produtos para saúde no Brasil e as distorções que ainda são registradas.
A palestra de abertura será do presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha, que irá abordar a pandemia e o impacto para os fornecedores de dispositivos médicos. Sérgio Rocha apresentará os dados da pesquisa com associados que revelam um contexto de muita dificuldade e cenário atual bastante adverso com alta na cotação do dólar, elevação de tributos, problemas logísticos, além do aumento nas distorções setoriais.
Após a conferência inaugural, um debate moderado por Sérgio Rocha detalhará a visão dos fornecedores sobre a crise na pandemia, as mudanças do mercado e as adaptações que as empresas tiveram que fazer. Participarão das discussões o vice-presidente da ABRAIDI, Ronaldo Carneiro, o conselheiro da Associação, Cassius Maggioni, e o associado André Reis.
Um dos temas de destaque do Fórum será a questão de impostos que incidem sobre o setor, principalmente por conta do aumento da alíquota de ICMS para 18%, desde o começo do ano, em São Paulo. As mudanças tributárias no Brasil com análise de possibilidades e perspectivas para a saúde serão dialogadas com o diretor do Conselho Nacional de Política Fazendária – Confaz, Bruno Negris, e o deputado federal (MDB/SP), Baleia Rossi. A moderação será da jornalista Bárbara Mengardo, do portal Jota e especializada na cobertura da área tributária.
O III Fórum terá ainda três breves palestras sobre os “Novos modelos de negócio para venda de produtos para saúde: o crescimento do e-commerce na pandemia” com Rodrigo Correia; as “Oportunidades de redução da carga tributária através da recuperação de créditos fiscais” com Nicole Haas; e os “Impactos da liberdade econômica no mundo da certificação” com Marcelo Esposito Carrenho.
O evento será encerrado pelo economista e filósofo Eduardo Gianetti da Fonseca que abordará as perspectivas econômicas e políticas para o Brasil. O Fórum da ABRAIDI tem o patrocínio da Weel, Diferencial Tributária, QC Cert – Certificações, Suprevida, Braile Biomédica e o apoio da Aliança da Indústria Inovadora em Saúde – ABIIS, do Instituo Ética Saúde – IES, do Grupo Mídia, da Hospitalar e da Medical Fair.