Grupo Fleury mantém certificação do College of American Pathologists
O Grupo Fleury finalizou o terceiro ano do ciclo de acreditação ISO 15189:2022, concedida pelo College of American Pathologists (CAP). A certificação avalia desde a gestão da qualidade de laboratórios clínicos até a rastreabilidade de amostras, validação de métodos e segurança do paciente. Neste terceiro ano do ciclo de acreditação, a auditoria passou a seguir a nova versão ISO 15189:2022, que ampliou a ênfase na gestão de riscos ao longo de todo o documento — especialmente no risco ao paciente — destacando a importância de os laboratórios desenvolverem e aperfeiçoarem sistemas que promovam a segurança e o bem-estar do paciente.
“Concluir com êxito o terceiro ciclo da acreditação ISO 15189 reforça a confiabilidade dos nossos resultados e nos habilita para estudos clínicos no contexto de nossa nova área de Pesquisa Clínica. Em diversos mercados e protocolos, patrocinadores de estudos e CROs exigem ou preferem laboratórios acreditados por atenderem requisitos internacionais de qualidade e competência”, explica Gustavo Stuani, diretor de Operações e Negócios B2B do Grupo Fleury.
Entre os destaques do relatório estão a automação avançada em Cromatografia, Coagulação e Citometria de Fluxo, sistemas de autoverificação e liberação automática de resultados em setores altamente especializados e no laboratório de referência, o que reduz o prazo de entrega dos laudos com segurança; a implementação do método LDTD (laser diode termal desorption), padronizado pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em colaboração com a equipe de Métodos Cromatográficos. O equipamento processa dosagens de vitaminas A e E em apenas 50 segundos, comparado aos 10 minutos de métodos anteriores, gerando também economia de custos significativa; e o pioneirismo do Grupo Fleury em Patologia Digital para Citologia, sendo o primeiro laboratório no Brasil a publicar a validação nessa área. Somados, estes pontos colocam o Grupo Fleury como referência em melhores práticas, segundo a auditoria.
Além da tecnologia, a auditoria enfatizou a qualidade, inovação, a melhoria contínua e o compromisso com a segurança e bem-estar de equipes e dos pacientes, celebrados, dentre outras formas, nos Prêmios Jaleco de Ouro e Relatório de Melhoria Contínua de Ouro.
“Nossa prioridade é oferecer resultados confiáveis, com rapidez e precisão, sempre pautados pelos mais altos padrões internacionais de qualidade. Por isso, investimos continuamente em automação, rastreabilidade e controle de qualidade para garantir precisão, segurança e agilidade em cada etapa do diagnóstico. Toda auditoria é uma oportunidade de aprendizado e aperfeiçoamento, fortalecendo nosso compromisso com pacientes, médicos e parceiros. A ISO 15189:2022 reforça o que já praticamos diariamente em nossa história quase secular, uma cultura de melhoria contínua e cuidado com cada etapa do processo laboratorial”, ressalta Stuani.