No digital, a tendência é que as farmácias virem hubs de saúde

O cenário de pandemia e isolamento social promoveu uma intensa readaptação de setores do varejo. Segundo o Farmácias APP, aplicativo de vendas online de saúde e beleza, o ano de 2021 fechou o primeiro trimestre com um aumento de 57,4% nas vendas online, quando comparado com 2020. No varejo farmacêutico, marketplaces foram um caminho de transição e um novo canal de vendas para o início e atração de volume.

Com o fechamento de comércios na maior parte do ano passado, o processo de digitalização das farmácias foi uma necessidade e atualmente está em crescente expansão. Lojas que ainda não tinham grande penetração online e sustentavam suas operações apenas por meio de venda em PDV (ponto de venda) recorreram ao ambiente digital, o que aumentou ainda mais os números desse mercado e abrangeu uma capacidade de consumo que ainda não era possível.

Para Robson Parzianello, diretor de tecnologia do Farmácias APP, o mercado está cada vez mais competitivo e o ideal é focar em atração e relevância para continuar crescendo no ambiente digital. “Depois de credenciada no Farmácias APP, a farmácia deve iniciar uma validação periódica do seu estoque, mix de produtos, preços, frete e abrangência de entrega para garantir que sua loja tenha um posicionamento de relevância e destaque dentro da plataforma”, comenta.

Segundo a companhia, no digital, a tendência é que as farmácias virem hubs de saúde, um modelo inovador e disruptivo cada vez mais focado na experiência dos consumidores. Deste modo, possibilitará melhor efetividade ao utilizar uma única solução de aplicativo para oferecer múltiplos serviços, como consultas online, receituário, produtos de conveniência e, até mesmo, parceria com mercados, além de médicos dentro das próprias farmácias, como já acontece nos EUA, por exemplo.

“Quando falamos de futuro, acreditamos que o investimento em tecnologias voltadas à digitalização do negócio será mandatório, desde a boca do caixa até a gestão do estoque. Muitos varejistas não investem nisso por acreditarem que é algo apenas para as grandes redes, o que não é verdade. Com essas tecnologias, além de ter dados estratégicos para administrar o negócio, o varejista pode focar no que realmente é importante e trazer sua loja para o digital”, conclui o executivo.

Para quem deseja entrar no ambiente digital, a estruturação da plataforma, ações de marketing e segurança configuram alguns dos principais desafios. No entanto, marketplaces facilitaram esse processo ao oferecer a plataforma já preparada para atender os consumidores, além da redução de gastos para a loja que se adequa à digitalização e disponibiliza para o público sua presença online.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.