Fabrízio Ricci Romano é o novo presidente da ABORL-CCF
A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) deu posse à nova presidência e aos membros da diretoria que irão comandar a entidade na gestão 2024. A solenidade foi realizada em São Paulo neste mês de fevereiro e apresentou como o novo presidente da Associação, Fabrízio Ricci Romano.
Atuando como otorrinolaringologista desde 2001, Romano é formado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e possui doutorado em ciências pela FMUSP e pós-doutorado em otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMUSP-RP). Além disso, já foi presidente da Academia Brasileira de Rinologia (ABR) e presidente do Departamento de Cirurgia de Base de Crânio da ABORL-CCF
Há 19 anos participando ativamente da ABORL-CCF, a nova liderança afirmou em seu discurso que a otorrinolaringologia possui uma das sociedades médicas mais bem organizadas do país. “Consegui ver de perto o crescimento e a evolução da Associação. Todas as diretorias e presidentes me ensinaram muito, cada um com sua particularidade. Será um ano de muito trabalho e muito recompensador”, disse.
Durante o evento, Romano evidenciou que, nos últimos tempos, a medicina e a otorrinolaringologia vêm sofrendo com a diminuição da remuneração, piora das condições de trabalho, invasão por profissionais não médicos, cursos que formam pseudoespecialistas, entre outras situações que configuram um desafio à categoria.
“A defesa profissional está entre as atuações mais importantes da ABORL-CCF e esse ano ela será extremamente valorizada. Com novas ideias e abordagens, esperamos continuar avançando e trabalhando junto a Associação Médica Brasileira, com o Conselho Federal de Medicina e com as demais entidades médicas nessa luta”, declarou.
Os programas voltados para o viés social também receberão atenção especial da nova diretoria, bem como o compromisso em fornecer orientações atualizadas para a comunidade otorrinolaringológica.
A posse contou com a presença de líderes de importantes entidades do setor, como Akira Ishida, representando a Associação Paulista de Medicina (APM) e Tatiana Bragança de Azevedo Della Giustina representando o Conselho Federal de Medicina e a Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ASSOGOT- CCF).
Diretoria
Composta por 13 médicos, o grupo de direção da ABORL-CCF em 2024 também tomou posse dos cargos no evento. Sendo eles: Leonardo Haddad (1º vice-presidente), André Alencar Araripe Nunes (2º vice-presidente), Ricardo Landini Lutaif Dolci (secretário-geral), Ali Mahmoud (diretor tesoureiro), Marcos Luiz Antunes (tesoureiro adjunto), Renata Ribeiro de Mendonça Pilan (secretária adjunta) e Artur Grinfeld, Camila de Giacomo Carneiro, Cláudia Schweiger, Marcel Menon Miyake, Miguel Soares Tepedino, Thiago Freire Pinto Bezerra e Virgílio Batista do Prado como assessores.