Necessidade de adaptabilidade diante de futuro incerto com IA
Por Adriana Molari
Foi a minha primeira vez no SXSW (South by Southwest), um dos principais festivais de criatividade e inovação do mundo, e uma coisa eu posso garantir: foi uma oportunidade única para me conectar com o que há de mais inovador que está sendo pensado e testado no mundo. No meu trabalho, lidero uma área que dialoga com dados, inovação e requer atualização constante. Fui preparada para a troca! Afinal, a junção de pessoas do mundo inteiro, com diferentes backgrounds em um ambiente desenhado e propício para isso, numa cidade que virou um dos epicentros do mundo para desenvolvimento de negócios e tecnologia, faz com que a energia do local seja algo completamente inebriante. É uma oportunidade única de imersão na interseção entre tecnologia, mídia, arte e cultura.
O tema “inteligência artificial” dominou boa parte da conferência, mas assuntos como “saúde mental” e “bem-estar digital”, “creators economy”, “sustentabilidade” foram temas que ganharam relevância. Estou em um momento em que estruturei uma área de dados na empresa em que atuo, e ir ao evento fez muito sentido, pois uma das lições mais valiosas que pude compreender foi que não podemos perder o fator humano no nosso trabalho, e como podemos usar a criatividade a nosso favor. O uso de dados aliados à tecnologia traz velocidade e estratégia aos processos que antes eram mais demorados e burocráticos. Além disso, teremos mais assertividade para suprir as necessidades de nosso consumidor e entregar as melhores soluções baseadas em ciência e tecnologia, para atendê-los onde quer que ele esteja.
Na área de negócios, por exemplo, vejo como uma grande tendência a promoção de uma cultura organizacional que valorize a criatividade e a diversidade de pensamento, com incentivo para a colaboração entre equipes multidisciplinares, e estar aberto a experimentar novas abordagens e tecnologias. Testar e aprender sem medo de falhar, o famoso “fail chip, fail fast”. Acredito que o futuro será sobre a capacidade das pessoas, empresas e indústrias se adaptarem às realidades que serão apresentadas de forma aberta e sem prejulgamentos ou fórmulas. Além disso, na área de mídia e entretenimento, é importante explorar formas inovadoras de contar histórias e envolver o público, aproveitando oportunidades e com uma curadoria de tendências em tecnologia e mídia digital que tenha sinergia com cada iniciativa.
A mensagem final que carrego após um verdadeiro mergulho cultural é a importância das seguintes características: criatividade, colaboração e da adaptabilidade. Em meio a tantas novidades, reforço a frase dita por Amy Webb, CEO do Future Today Institute, uma das speakers mais esperadas, foi” não precisamos estar preparados para tudo, mas precisamos estar preparados para qualquer coisa”. Esses elementos são fundamentais para enfrentar os desafios que vem por aí e impulsionar a inovação em diversas áreas, desde negócios até entretenimento e educação. Além disso, é uma preciosa dica para ser considerada em diversos aspectos. Não é mesmo?
Como esse pensamento de evolução e sempre de olhos nas novas tendências e oportunidades, no ano de 2024 diversos projetos estão acontecendo na área. Estamos olhando para coisas como, novo modelo de negócio com os nossos parceiros, em um olhar de mais colaboração, mais sinergia, gerando mais criatividade e agilidade nos projetos e no dia a dia, isso impacta um dos pontos mais mencionados no SXSW como a saúde mental no ambiente de trabalho, tivemos ganhos de tempo e gestão no dia a dia das marcas, também estamos abrindo a frente do uso de AI para personalização em escala dos nossos assets de mídia e conteúdo, transformando cada impacto da marca em uma conversa individual, a ideia é cada vez mais evoluir a nossa produção feita por A.I, o Brasil está liderando essa agenda dentro da Sanofi a pilotar esse modelo.
E o impacto disso na compra de mídia em escolhas mais eficientes e focadas no consumidor trarão resultados cada vez maiores para o desenvolvimento das marcas. Queremos estar com os nossos medicamentos onde quer que o consumidor esteja, cada vez sendo um parceiro estratégico na jornada de saúde dos consumidores.
*Adriana Molari é Head de Mídia e Digital na unidade de Consumo da Sanofi