Eurofarma se filia à Digital Therapeutics Alliance
A Eurofarma, multinacional farmacêutica de capital brasileiro com atuação em 22 países, acaba de se filiar à Digital Therapeutics Alliance (DTA), entidade sem fins lucrativos que tem como visão avançar no desenvolvimento de soluções terapêuticas digitais para apoiar a transformação do sistema de saúde global. A companhia é a primeira multinacional farmacêutica da América Latina a realizar este movimento de filiação.
“Este é um passo importante para nós, pois nos aproxima das principais empresas de terapia digital do mundo, possibilitando identificar oportunidades de parceria e negócios que beneficiem os pacientes na América Latina”, comenta Érica de Menezes, gerente do EurON Ventures, frente de corporate venture da Eurofarma responsável por investimentos em startups.
Fundada em 2017, a DTA reúne indústrias farmacêuticas globais, healthtechs, operadoras de saúde e outras organizações do sistema de saúde para refinar o entendimento sobre terapia digital e direcionar para o desenvolvimento, aprovação regulatória e comercialização das inovações.
Esse propósito tem conexão com a Eurofarma, especialmente com a frente de Saúde Digital da companhia, que compõe a plataforma EurON. Em 2023, a empresa apresentou ao mercado o Scrolling Therapy, uma iniciativa inovadora e experimental de reconhecimento de expressão facial e alimentada por inteligência artificial, que permite que pacientes com a doença de Parkinson interajam nas redes sociais usando expressões faciais. “Essa foi a nossa primeira entrega oficial de uma solução digital. Com a filiação à DTA, queremos acelerar o lançamento de alternativas complementares aos pacientes em variados campos da saúde”, complementa.
Somente em 2023, foram mais de R$ 680 milhões direcionados para projetos de inovação, incluindo a frente digital e de startups, além de Pesquisa & Desenvolvimento.
Também em 2023, a Eurofarma lançou o EurON, que nasceu com o objetivo de unificar a transformação digital da empresa em uma única e forte marca capaz de transmitir todas as suas iniciativas de maneira sinérgica. Junto com a frente de Saúde Digital, a marca ainda comporta as frentes de Dados, Inovação Aberta, Six Sigma e Corporate Venture.