A transformação como Estratégia de Sobrevivência

Por Diego Dotoli

Gerir um negócio olhando apenas pelo retrovisor é a forma mais rápida de colidir com o futuro. Em saúde, onde o impacto é humano antes de financeiro, a complacência é o inimigo mais perigoso do SLA e do NPS: nasce do sucesso passado e bloqueia a evolução.

Transformar não é implantar inúmeras tecnologias digitais, é de fato mudar a cultura, conectando propósito, eficiência e resultado. Em qualquer setor, especialmente no da saúde, onde a vida e o bem-estar estão em jogo, a estagnação não é apenas um risco de mercado, é uma falha de propósito.

A transformação deixou de ser uma opção para se tornar a única estratégia viável de sobrevivência e relevância. Mas não falo de uma mudança cosmética, e sim de uma metamorfose cultural profunda e contínua. O questionamento deve ser diário: “Existe um método, uma ferramenta, um processo ou uma inovação que ofereça um resultado mais preciso e seguro? Uma forma de reduzir a ansiedade de quem nos procura?” Se a resposta for sim, nosso dever não é questionar o custo do investimento, mas o custo de não o fazer, e não fazer custa caro. Adotar a inovação não é uma busca por modernidade, mas uma obrigação ética com quem confia em nosso trabalho e que, de fato, nos financia.

O primeiro pilar dessa transformação, o famoso turnaround, vai muito além da essência do esgotamento econômico-financeiro. É transformar gestão em performance, com disciplina inteligente, controle de caixa e sustentabilidade do negócio. O segundo pilar, a liderança e gestão de pessoas, exige substituir o medo por propósito e a burocracia por autonomia. E mesmo com pouco ou nenhum investimento, é possível reinventar-se com expansão e novos negócios, gerando crescimento sustentável com visão estratégica, inovação e parcerias de valor.

Por décadas, nosso setor esteve focado quase que exclusivamente na excelência técnica e operacional. Isso continua sendo inegociável, mas hoje é apenas a base. O paciente evoluiu. Agora ele é um cliente consciente, bombardeado por informações e respostas em segundos, que busca clareza, agilidade e empatia no cuidado. No fim do dia, a saúde de uma organização é reflexo direto de sua capacidade de se adaptar.

As empresas que prosperarão na próxima década não serão necessariamente as maiores ou as mais antigas, mas as mais dispostas a ressignificar, aprender e se transformar de dentro para fora. A pergunta mais importante em qualquer sala de reunião hoje não é “o que nos levará adiante?”. A resposta, invariavelmente, estará na coragem de se transformar.


*Diego Dotoli é Diretor de Operações, Novos Negócios e Estratégia na Medicom Exames.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.