App e-saúdeSP alcança mais de 2 milhões de acessos
O aplicativo e-saúdeSP, desenvolvido pela Duosystem e destinado à utilização da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo, alcançou mais de 2 milhões de acessos e 441 mil usuários cadastrados. Destinado inicialmente à triagem e orientação de pacientes com suspeita de Covid-19, a plataforma ganhou novas funções e ferramentas. Por meio do aplicativo, além de acesso às informações básicas sobre a doença, o usuário pode informar seus sintomas e dúvidas, que são analisados por médicos e enfermeiros. Caso seja necessário, um profissional de saúde realiza uma teleconsulta com o paciente e pode até, enviar uma receita médica pela plataforma ou encaminhá-lo para uma unidade de saúde para avaliação presencial.
O app também passou a reunir todo o histórico dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital paulista, disponibilizando dados sobre consultas, receitas e exames laboratoriais e de imagem realizados. Assim, a ferramenta possibilita a portabilidade dos dados clínicos e informações de saúde.
Já o Módulo “Vacina Sampa” traz as atualizações dos grupos que já podem ser vacinados contra a Covid-19 e os locais de imunização. É possível ainda, buscar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas do endereço do usuário.
O e-saúdeSP é uma das ações do programa Avança Saúde, que tem o objetivo de ampliar a oferta, melhorar as condições de acesso e aprimorar a qualidade dos serviços do SUS para a população da cidade de São Paulo. O aplicativo está disponível para dispositivos Android e iOS e em versão web.