App e-saúdeSP ultrapassa a marca de 1 milhão de acessos
É indiscutível que os recursos tecnológicos trazem mais eficiência e segurança para o setor de saúde. Especialmente no momento de enfrentamento à pandemia de Covid-19, a tecnologia é protagonista com ferramentas que otimizam a rotina de atendimento dos pacientes e profissionais de saúde. Em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde, a Duosystem desenvolveu o aplicativo e-saúdeSP, solução que integra dados clínicos e telemedicina, além de agilizar atendimento e diagnóstico de Covid-19 na capital. No mês de maio, o app ultrapassou a marca de mais de 1 milhão de acessos e 223 mil usuários.
Lançado em junho de 2020, dentro das ações do programa Avança Saúde, inicialmente o aplicativo era destinado à triagem e orientação dos pacientes com suspeita de Covid-19. Atualmente, disponibiliza um sistema de integração de dados clínicos e telemedicina que reúne o histórico do paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.
No período de combate ao coronavírus, o app está configurado com os protocolos clínicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para atendimento de cidadãos com sintomas da Covid-19, possibilitando a melhor orientação para o quadro de saúde de cada um.
Adicionalmente, o Módulo Vacina Sampa foi agregado à plataforma com atualizações de grupos que podem se vacinar e os locais para receber o imunizante.
O alcance do projeto e-SaúdeSP, desenvolvido pela Duosystem em parceria com a Prefeitura e a SMS, apresenta ampla escala de assistência às unidades de saúde da capital incluindo hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), pronto-socorros e ambulatórios de especialidade, que já se beneficiam com os serviços ofertados pela plataforma. Nas lojas de aplicativos, o app foi eleito como número 1 da lista de principais apps gratuitos na categoria medicina.
“Para nós, é motivo de orgulho e satisfação, idealizar soluções como o e-saúdeSP, destinadas ao fortalecimento da saúde”, destaca o presidente da empresa, João Paulo Campi.
@covid
No app o munícipe tem acesso ao @covid, que faz o acolhimento de pacientes com suspeitas ou dúvidas sobre a doença. O usuário aponta seus sintomas e as respostas são analisadas por médicos e enfermeiros. O cidadão recebe de volta mensagem sobre a sua situação de saúde e orientações, permitindo ainda a realização de uma teleconsulta com profissional de saúde, se indicado.
Com o e-saúdeSP, o paciente da capital tem na tela do celular todo seu histórico de passagens pelo SUS, como laudos de exames laboratoriais e de imagem, consultas e receitas realizadas nos equipamentos de saúde do município.