Érika Campana presidirá Departamento de Hipertensão da SBC
A médica Érika Campana, cardiologista especialista em hipertensão e professora adjunta de cardiologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, foi eleita presidente do Departamento de Hipertensão Arterial (DHA), da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Érika passa a liderar o departamento de hipertensão durante o biênio 2026/2027 em que definiu como missão a prevenção, inovação e educação continuada.
Criado há mais de 40 anos durante um Congresso Brasileiro de Cardiologia, marcando o reconhecimento da hipertensão arterial como um dos mais relevantes problemas de saúde pública do país, o DHA teve um papel fundamental para consolidar diretrizes, promover educação médica continuada e impulsionar a pesquisa científica nacional sobre o tema, tornando-se uma das principais referências científicas e institucionais do país.
“Minha trajetória pelo departamento já é de longa data e é uma grande honra receber toda essa confiança depositada em mim para o cargo de presidente. Com a minha diretoria, vou elevar ainda mais o papel e a atuação do DHA por meio de uma gestão alicerçada em inovação, conexão e impacto. Com o propósito de encontrar novas formas de ensinar, comunicar e integrar tecnologia às práticas assistenciais, vamos aproximar gerações, regiões e especialidades, fortalecendo nossa presença em todo o território nacional. Além disso, vamos promover ações que possam ampliar o alcance das diretrizes, da pesquisa e da educação médica, sempre com compromisso ético, humano e sustentável”, ressalta.
Sob a direção de Érika Campana está uma equipe experiente de médicos para assumir tamanha responsabilidade, composta pelos profissionais: Sayuri Inuzuka, vice-presidente; Rogério Okawa, diretor científico; Fábio Argenta, diretor de relações com representantes regionais; Rodrigo Pedrosa, diretor financeiro; e Elzo Mattar, diretor administrativo.

