Enfermagem é o curso de pós-graduação mais procurado por estudantes brasileiros
A busca por pós-graduações tem crescido significativamente no Brasil nos últimos anos. O número de buscas na internet por termos relacionados a cursos de especialização e pós-graduação cresceu 17,2% em 2021 e 7,6% em 2022. No 1º trimestre de 2023, esse aumento foi de 12,0%. Os dados são da Pesquisa de Pós-Graduação Lato Sensu de 2023, realizada pelo Instituto Semesp. Nesse contexto, a Quero Bolsa, portal de educação do Brasil, tem sido uma importante aliada para quem busca bolsas de estudo em diversas instituições de ensino. A plataforma elencou os quinze cursos de pós-graduação mais procurados no último ano. Veja a lista a seguir para a modalidade presencial:
Segundo Marcelo Lima, diretor da Quero Educação, os dados refletem a busca por qualificação profissional por parte dos brasileiros, que buscam se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. “A Quero Bolsa tem como objetivo facilitar o acesso dos interessados a oportunidades de estudo, contribuindo para o desenvolvimento educacional e profissional do país. Por isso, a plataforma traz seleções para diferentes interesses e níveis de ensino, como a pós-graduação”, explica.
Conforme a tabela abaixo, a modalidade EaD é bastante procurada por quem quer cursar uma pós-graduação.
Estudantes podem conseguir uma bolsa de pós-graduação de diferentes formas. Algumas instituições de ensino dão descontos diretos nas mensalidades dos alunos, analisando alguns critérios que podem ser curriculares ou sociais. Há também empresas que contam com convênios junto às faculdades que possuem pós-graduações, oferecendo aos funcionários condições especiais nos cursos. E existem ainda iniciativas, como a Quero Bolsa, que realizam parcerias com as instituições de ensino e contam com bolsas de estudo que acompanham os estudantes ao longo de todo o processo de formação.
Entre as modalidades oferecidas, existe a abordagem semipresencial, que se destaca por proporcionar uma experiência educacional de interação presencial, ao mesmo tempo que oferece flexibilidade aos estudantes. O modelo de ensino corresponde a cerca de 50% das buscas na Quero Bolsa. Abaixo, os cursos mais procurados na modalidade Semipresencial.