Elsevier Virtual Dialogue debaterá Gestão Hospitalar à Luz da Covid-19

A Elsevier realiza em 8 de julho o primeiro Elsevier Virtual Dialogue, evento que será realizado em uma plataforma digital 100% interativa que contará com a participação de formadores de opinião da área da saúde a compartilhar grandes desafios da atualidade. O evento estará disponível para Brasil e Portugal.

A primeira edição do evento trata de Gestão Hospitalar à Luz da Covid-19. “Nosso objetivo é realizar um evento virtual que remeta à experiencia dos eventos presenciais, porém trazendo os aspectos positivos de um evento que nasce digital. Para isso, vamos utilizar um mapa navegável e realizar interações entre os participantes. Chamamos essa experiência de ‘evento online gamificado’, já que ele oferece oportunidade de escolha e participação como se estivéssemos em uma sala física, com diversas mesas e profissionais da saúde interagindo uns com os outros”, explica Claudia Toledo, general manager da Elsevier Clinical Solutions no Brasil.

Durante o Elsevier Virtual Dialogue, os participantes poderão selecionar os desafios que quiserem debater dentro do tema central e adentrar em salas totalmente interativas. Compartilharão experiências e idéias para chegarem juntos a soluções e estas serão compartilhadas entre todos.

Jornada

A questão da qualidade e segurança do paciente é imperativa, ainda mais em tempos de pandemia. A criação de sistemas seguros é um aspecto fundamental para superar os desafios deste tema em um país como o Brasil. Um sistema seguro é composto por processos seguros aliados a decisões seguras. Para apoiar instituições e profissionais na criação e manutenção desses sistemas, Elsevier e Sobrasp (Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente) desenvolveram uma Jornada que une processos e decisões para promover uma cultura de segurança dentro de sistemas sustentáveis que proporcionam um cuidado de alta qualidade, seguro e custo-eficiente. Cinco pilares essenciais da prestação de cuidados são abordados na Jornada:

Definição das políticas e procedimentos: o envolvimento de profissionais na criação, implementação e uso de políticas e procedimentos; e como o uso de evidências e tecnologia apoia o processo de gerenciamento de políticas;

Educação profissional: implementação de soluções que levem à educação continuada das equipes multidisciplinares para entrega do cuidado de alta qualidade, prezando pela segurança do paciente. Com a utilização da tecnologia, as instituições garantem que tudo ocorra dentro de um padrão que leva à qualidade e segurança;

Cuidado do paciente: a variabilidade permanece sendo um grande desafio no cuidado ao paciente. A informação com base em evidências e a criação de processos seguros com apoio da tecnologia apoia a redução da variabilidade do cuidado – prevenindo danos evitáveis ao paciente

Educação do Paciente: o envolvimento de pacientes no cuidado traz consigo um desafio aos hospitais – como educar e engajar esses pacientes para que sejam participantes ativos do cuidado?

Melhoria contínua: a jornada de melhoria é um caminho sem volta – e a melhoria proativa e reativa é essencial para a criação de processos que apoiem a tomada de decisão segura.

Esses temas serão discutidos no primeiro Elsevier Virtual Dialogue, dia 8 de julho, a partir das 14h (horário de Brasília). Para participar, basta se inscrever em www.elseviervirtual.com.