Elsevier e MV fecham parceria em Soluções de Apoio à Decisão Clínica

A Elsevier, empresa de informações analíticas focada em ciência e saúde, e a MV, especializada em software de gestão de saúde, fecharam parceria para colaborar no combate à pandemia de Covid-19. Já está disponível nas soluções da MV (Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP – e Portal do Cliente) conteúdo sobre o coronavírus nas Soluções de Apoio à Decisão Clínica Order Sets (com prescrições padrões para o tratamento de Covid-19) e o Care Planning (com planos de cuidado multidisciplinares em relação à doença).

Com os conteúdos oferecidos pela Elsevier, profissionais de saúde – médicos, enfermeiros, radiologistas, entre outros – têm à disposição informação segura, baseada em evidências e atualizadas constantemente com comprovação científica.

“Os profissionais de saúde estão muito desgastados, tanto física quanto psicologicamente. Ter uma solução de apoio à decisão é importantíssimo no momento em que vivemos e as soluções da Elsevier são muito destacadas pelo comprometimento em compartilhar informação que faz a diferença neste momento de pandemia. Para um médico, ter acesso a protocolos e prescrições padronizadas, para uma enfermeira, ter em mãos os planos de cuidado revisados e seguros… isso não tem preço! A parceria Elsevier e MV leva ao setor de saúde o que de melhor possuímos em tecnologia, em uma única ferramenta”, explica Daennye Bezerra, Gerente de Produto de Prontuário Eletrônico da MV.

Saúde 4.0

Em tempos de pandemia, a utilização de tecnologia é fundamental para o bem estar das equipes de saúde. São muitas horas de trabalho, sem contar a pressão de estar lidando com uma pandemia que há muito tempo não se via no mundo. A possibilidade de ter seu trabalho facilitado por Soluções de Apoio é um ganho importante, que pode significar mais vidas salvas.

Paulo Magnus, presidente da MV

De acordo com Paulo Magnus, presidente da MV, a pandemia se tornou um acelerador da Transformação Digital na saúde brasileira. “Evoluímos 10 anos em 3 meses, inclusive com o marco da utilização da Telemedicina. A MV é uma empresa que carrega a bandeira da tecnologia no setor há mais de três décadas e acreditamos que, em um momento tão delicado que tanto nosso país quanto o mundo estão vivendo, temos a possibilidade de galgar degraus importantes na utilização da tecnologia para o melhor atendimento da população em geral”.

Para o executivo, a necessidade de tratamento rápido contra o coronavírus permitiu que uma grande mudança na maneira do “tratar” fosse colocada em prática. A telemedicina é um fator preponderante neste novo cenário e tanto a plataforma de ERP da MV quanto as Soluções de Apoio à Decisão Clínica da Elsevier fazem parte dessa mudança.

“A telemedicina permite monitoramento de dados clínicos, grande aproximação de médicos e seus pacientes, acesso mais rápido aos profissionais por parte da população. Aparelhos celulares, monitores, notebooks… são dispositivos que em breve se tornarão estruturas de telemedicina e haverá uma maior aproximação entre médicos e seus pacientes. E para alinhar todo esse novo cenário, é fundamental para os profissionais de saúde que haja informação correta e segura, padronização de planos de cuidado e acesso a conteúdos sérios. Tudo isso dentro do nosso prontuário eletrônico que já estão acostumados. É isso que a Elsevier e a MV estão oferecendo agora para as instituições”, ressalta.

Interoperabilidade

Um dos destaques da parceria entre Elsevier e MV é a possibilidade da consulta de todo o universo de informação relacionado à Covid-19 dentro de um único sistema, o Prontuário Eletrônico do SOUL MV. Esta integração faz com que os profissionais de saúde não precisem abrir múltiplos sistemas para acessar as ferramentas da Elsevier. Gastar muito tempo no computador costuma ser uma queixa das equipes multidisciplinares dos hospitais.

“Uma das grandes vantagens é justamente a integração do Order Sets e do Care Planning no prontuário eletrônico da MV. Além da agilidade para os profissionais que terão acesso, esta funcionalidade evita que os hospitais precisem comprar as soluções separadas e depois ter gastos de tempo e dinheiro com uma integração. Em alguns casos, esse tipo de procedimento pode levar de 6 meses a um ano!”, explica Fabio Sinisgali, Diretor da Healthcare Aliance, empresa do Grupo MV que possui a plataforma que reúne diversos fornecedores de produtos e serviços em Saúde, dentre os quais, a Elsevier. O executivo explica que utilizar uma plataforma única agrega valor ao cliente por conta da interoperabilidade e redução de custos e processos.

Vitor Liberatori, da Elsevier

“Para a Elsevier esta parceria com a MV é um marco importante na construção da Nova Saúde do Brasil. Estamos empenhados em colaborar com o combate ao coronavírus e a levar às instituições e seus profissionais de saúde o que há de melhor em conteúdo sobre o vírus, tratamento da doença, protocolos seguros e confiáveis e muito mais. Quando pensamos em uma doença que apareceu há tão pouco tempo, ter acesso a informação atualizada e baseada em evidências é fundamental para todos os hospitais”, explica Vitor Liberatori, Gerente Sênior da Elsevier.

“Estou extremamente orgulhoso do trabalho que a Elsevier está realizando em todo o mundo para disponibilizar informações, ferramentas e recursos mais recentes para pesquisadores, administradores de saúde pública, público e clínicos da linha de frente no ponto de assistência para ajudar a gerenciar a pandemia de Covid-19.

O trabalho colaborativo com nosso parceiro MV no Brasil e na América Latina para disponibilizar os Order Sets de Covid-19 com base em evidências e Planos de Cuidados associados a toda a sua base de clientes, sem nenhum custo, é um exemplo maravilhoso de como juntos podemos ajudar a combater esta doença” explica Robert Nieves, VP Health Informatics, Clinical Solutions da Elsevier.