Eloísa Bonfá recebe o título do American College of Rheumatology
A Profa. Eloísa Bonfá, diretora da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), foi agraciada com o título de Master of Rheumatology, a mais alta honraria concedida pelo American College of Rheumatology (ACR). O reconhecimento celebra sua contribuição inestimável para o avanço da reumatologia por meio de pesquisa, prática clínica, educação e defesa da causa.
A cerimônia ocorreu em 19 de novembro, em Washington (DC), durante evento promovido pela Associação de Profissionais de Reumatologia (ARP, da sigla em inglês), uma divisão ACR.
“É uma honra receber este prêmio. Ser reconhecida pelo ACR é um grande incentivo para seguir comprometida com o meu trabalho como médica, pesquisadora e orientadora, com foco na busca de soluções que tragam qualidade de vida aos pacientes com doenças reumáticas”, afirmou a Profa. Eloísa Bonfá.
Pioneirismo
Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá é médica reumatologista e a primeira mulher a dirigir a FMUSP. Iniciou sua carreira em pesquisa no Hospital for Special Surgery, afiliado à Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Ao retornar ao Brasil, desempenhou diversos cargos na gestão acadêmica da Faculdade e no Hospital das Clínicas, incluindo dois mandatos como diretora clínica.
Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e com doutorado pela FMUSP, Eloísa Bonfá conta com mais de 400 publicações científicas registradas. Ela ocupa a posição de presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas e do Conselho Curador da Fundação Faculdade de Medicina e, recentemente, foi eleita membro titular da Academia Nacional de Medicina (ANM).