Ebserh aposta em solução desenvolvida no HU-UFSC para modernizar laboratórios
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), recebeu a visita do Diretor de Tecnologia da Informação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Giliate Cardoso Coelho Neto, que, em reunião com a alta gestão do hospital, apresentou os planos da administração central para a implantação de uma solução digital desenvolvida no próprio HU-UFSC, voltada à informatização completa dos processos dos laboratórios de anatomia patológica da Rede Ebserh. O HU-UFSC é vinculado à rede Ebserh desde 2016.
Giliate Coelho ressaltou que o HU-UFSC já utiliza o Sistema de Gestão para Laboratório de Anatomia Patológica (Sulap), que realiza o gerenciamento completo, desde o recebimento das amostras até a emissão dos laudos anatomopatológicos. “Essa experiência acumulada pode contribuir de forma relevante para o aprimoramento e consolidação do projeto em âmbito nacional”, disse.
Segundo o chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd) do HU-UFSC, Eduardo Claumann, durante o encontro, foram discutidos encaminhamentos estratégicos, esclarecidas dúvidas técnicas e compartilhadas atualizações sobre a evolução do novo Sulap, agora em fase de adaptação para ser utilizado em outros hospitais da rede Ebserh.
“Algumas melhorias e sugestões foram avaliadas, e a equipe de Tecnologia da Informação local seguirá em parceria com a administração central para garantir que essas contribuições estejam contempladas na nova versão do sistema”, explicou Eduardo.
Segundo ele, a expectativa é que, com os ajustes e a validação do sistema, o Sulap possa ser gradualmente implantado em outras unidades da rede Ebserh, reforçando o papel do HU-UFSC como polo de inovação em saúde digital no país.
Também participaram da reunião o Superintendente do HU-UFSC, Spyros Cardoso Dimatos, a Gerente de Atenção à Saúde, Monique Mendes Marinho e o Gerente Administrativo, Nélio Francisco Schmitt; e representantes das áreas de Governança, Infraestrutura, Desenvolvimento, Anatomia Patológica, Apoio Diagnóstico e Gestão do Ensino.
A chefe da Unidade de Anatomia Patológica do HU, Jovana Biasotto, explicou que o Sulap representa um marco na modernização dos processos da Unidade de Anatomia Patológica do HU-UFSC. “O sistema permite o gerenciamento completo e integrado de todas as etapas do fluxo laboratorial, desde o recebimento das amostras até a emissão dos laudos”, afirmou.
Segundo ela, um dos seus maiores diferenciais é a rastreabilidade em tempo real de cada exame, o que garante maior segurança, controle e qualidade no processo. “Além disso, o sistema possibilita a emissão de laudos com assinatura eletrônica e a disponibilização dos resultados para os pacientes em ambiente web seguro, eliminando a necessidade de deslocamentos físicos ao hospital e promovendo mais comodidade e acessibilidade”, acrescentou.
Jovana Biasotto afirmou que, entre outras contribuições importantes, o Sulap trouxe ganhos expressivos no controle administrativo, faturamento de exames e geração de relatórios de gestão, apoiando a tomada de decisões e otimizando o uso dos recursos da instituição. “Também contribuiu para a redução do uso de papel, tornando o ambiente de trabalho mais sustentável e organizado. Trata-se de uma ferramenta estratégica que fortalece a qualidade do serviço prestado e alinha o laboratório aos padrões modernos de gestão em saúde”, disse a gestora.