Dr. TIS inova com imagens médicas na nuvem
Armazenar e gerenciar imagens diagnósticas, viabilizando a emissão de laudos a distância de maneira fácil e eficiente: esta é a proposta do Dr. Nuvem, solução em que as imagens podem ser reunidas localmente ou online, ficando disponíveis para visualização dos profissionais. A Plataforma foi desenvolvida pela Dr. TIS, empresa de tecnologia da informação em saúde, e apontada como uma das mais inovadoras na pesquisa realizada pela revista Medicina S/A.
De acordo com Jihan Zoghbi, CEO da Dr. TIS, o armazenamento das imagens em nuvem facilita o trabalho e a mobilidade do médico, que pode acessar os arquivos e emitir laudos de exames de onde estiver. “Os processos de atendimento, diagnóstico e acompanhamento do paciente ganham eficácia em tempo e assertividade diagnóstica”, revela.
A migração para a nuvem traz diversos benefícios às empresas. Como não há necessidade de investimento local em Data Center, a redução de custo para instituições de saúde, especialmente as de pequeno e médio portes, passa a ser um grande diferencial da solução.
Para a executiva, o conceito do Hospital 4.0 está cada vez mais presente no setor de saúde e é um processo sem retorno. “Felizmente, estamos vendo essa transformação digital acontecendo em grande escala nas instituições brasileiras de pequeno e médio portes. Nossa solução está contribuindo com esse crescimento em grande escala, oferecendo para essas instituições um sistema tecnológico com custo acessível.”
A aderência positiva ao Dr. Nuvem é também reflexo do investimento realizado pela Dr. TIS em User Experience (UX). “Esse trabalho levou em consideração a opinião dos profissionais da área de saúde, que nos ajudaram com as suas experiências a construir um produto amigável”, conta Jihan.
Para ela, a vocação para pesquisa e desenvolvimento é parte característica da empresa. “Temos uma equipe heterogênea, alguns integrantes em formação, outros com formação PhD e Mestrado na USP. Todos trabalhando numa mesma sinergia, buscando o desenvolvimento e a entrega ágil. Nossos clientes nos veem como aliados e não simplesmente como desenvolvedores de softwares, quebrando o paradigma não assistencial dos prestadores de sistema”, ressalta.
Segurança
Outro ponto-chave para o sucesso da solução é a garantia de segurança dos dados. “Temos contribuído para aprimorar e compartilhar os processos de informação, especialmente aqueles que envolvem a segurança e a saúde do paciente, através de protocolos mundiais de interoperabilidade, como o HIPAA, o HL7 e o protocolo DICOM para transmissão de imagens médicas”, explica Jihan.
A estratégia deu certo. No ano passado, a Dr. TIS apresentou um crescimento de 700% em seus negócios com serviços alocados na nuvem. Em 2019, a projeção de crescimento chega a 400%, atingindo um mercado em maior escala. Atualmente, a empresa já conta com parcerias importantes, como os hospitais Sírio-Libanês e o Adventista, o Grupo Hospitalar Vida´s, a operadora de saúde Ameplan, além dos laboratórios Beta e Cepac.
Inteligência para os negócios
Além do gerenciamento de imagens diagnósticas, a empresa conta com um sistema unificado para registro de atendimentos. A solução Dr. Charles visa estreitar o relacionamento do prestador de serviços hospitalares com o cliente, criando círculos de relacionamento com diversos públicos da instituição.
“Buscamos desenvolver uma solução focada na habilidade de comunicação, com um ambiente mais coeso, onde todos estejam integrados às demandas. A maior segurança que procuramos oferecer é garantir que as informações não serão perdidas, e que todos os envolvidos possam trabalhar para uma melhor gestão da informação”, afirma Jihan.
Já o uso de Business Intelligence auxilia o gestor de saúde a acompanhar online os indicadores de produtividade das equipes, além do andamento do fluxo assistencial e a entrega do diagnóstico assertivo para o paciente. O resultado é um ganho em agilidade na relação médico-paciente.
Presidência da ABCIS
Em parte pelo bom trabalho desenvolvido no setor, a CIO da Dr.TIS, Jihan Zoghbi, assumiu em março a presidência da Associação Brasileira CIO Saúde (ABCIS), cargo antes ocupado pelo atual diretor do DATASUS, Jacson Barros.
“Tenho a missão de dar continuidade ao trabalho extraordinário feito pelos fundadores e atuais membros da ABCIS para promover o conhecimento e as melhores práticas, desenvolvendo os gestores técnicos e humanos da comunidade de informática em saúde”, diz Jihan.
De acordo com a nova presidente, ela não poupará esforços para manter o ritmo de crescimento da associação no setor. “Junto com os membros da ABCIS, trabalharei muito para atingir os objetivos de nossa missão tanto no que tange à classe de profissionais, gestores de TI e CIOs da Saúde, para que o dia a dia se torne mais fácil e melhor, como também para que soluções inovadoras do segmento possam ser compartilhadas, elevando o conhecimento e o acesso à informação dos profissionais da área, de tal forma que estes consigam efetivamente melhorar a qualidade da saúde do nosso país”, conclui.