dr.consulta e HELPIE firmam parceria para realizar testes rápidos de Covid-19

A rede de centros médicos dr.consulta e o HELPIE, plataforma digital que conecta consumidores e fornecedores de serviços por meio de web e aplicativos móveis, firmaram parceria e criaram o movimento TESTA SP para realizar testes rápidos de detecção da presença de anticorpos contra o coronavírus em colaboradores de empresas da cidade de São Paulo.

As empresas podem fazer o pedido pelo aplicativo ou site do HELPIE, que irá direcionar o profissional de saúde especializado mais próximo por meio de geolocalização. Após a solicitação, os kits de aplicação dos testes rápidos são entregues aos “Helpers”, como são chamados os profissionais cadastrados na plataforma para fazer o atendimento, entre técnicos de enfermagem, farmacêuticos, médicos e biomédicos. Os treinamentos e os protocolos de atendimento contaram com o apoio do dr.consulta na elaboração e na validação, visando a segurança e a excelência do atendimento, presentes nos Centros Médicos do dr.consulta. Cada Helper poderá realizar até 50 testes por dia no local e data acordados.

“É uma grande parceria que firmamos com o HELPIE, pois podemos expandir o nosso alcance de atendimento, sem perder a qualidade, colaborando com o nosso conhecimento na capacitação todos os profissionais de saúde cadastrados na plataforma que irão manusear os exames. Além disso, é um serviço que visa auxiliar a testagem em massa, para que seja possível evitar novos contágios e minimizar os riscos de disseminação do novo coronavírus”, afirma Renato Velloso, CEO do dr.consulta.

Segundo o cofundador e CEO do HELPIE, Leandro Götz, a ideia surgiu da preocupação em ajudar as empresas e seus respectivos funcionários a retomarem o trabalho da forma mais segura possível. “Unimos a tecnologia colaborativa do HELPIE às melhores práticas médicas do dr.consulta, provendo segurança à todos que precisam sair do isolamento e gerando oportunidade e renda para profissionais autônomos de saúde cadastrados na plataforma, uma vez que eles serão remunerados”, explica.

O atendimento poderá ser realizado na sede da empresa ou nas residências dos funcionários. O pagamento é feito via app também e a depender do número de exames solicitados será possível fazer pacotes com descontos, sendo que o solicitante pode pedir de 1 a 10.000 testes por vez.

Após a realização do teste, o resultado sai em até 20 minutos. Para os pacientes imunes o app do HELPIE gera uma espécie de passaporte chamado de “Test Pass”, enquanto o dr. consulta gera um laudo oficial com o resultado do teste. Se houver exames positivos, em que o teste mostra que a pessoa teve contato com o coronavírus e desenvolveu resposta imunológica, o dr.consulta poderá seguir com acompanhamento médico para o tratamento mais adequado.

A expectativa é expandir o atendimento para empresas que estejam em um raio de 100km a partir da capital de São Paulo, o que abrange o Grande ABC, Baixada Santista e região de Campinas. Em um ano, a projeto espera realizar oito milhões de testes e aumentar a capacidade para atender 300 mil testes por mês, uma vez que o teste precisa ser refeito a cada 15 dias.