Einstein e empresário lançam programa de bolsas para o MIT
Com o intuito de incentivar a formação de alto nível no país e multiplicar um conhecimento extremamente valioso para a área da saúde, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e o empresário Frederico Trajano desenvolveram o Fred Trajano Postdoctoral Fellows Fund, um programa de uma bolsa de estudos de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos principais centros de estudo e pesquisa em Ciências, Engenharia e Tecnologia do mundo. A oportunidade é direcionada para alunos de doutorado das áreas de Ciências da Computação, Engenharia Biomédica ou disciplina relacionada.
A iniciativa é mais um passo para colaborar com o avanço da pesquisa científica e ampliar as oportunidades para o desenvolvimento e formação de engenheiros de dados e clínicos brasileiros. O ganhador da bolsa poderá estudar durante dois anos no Laboratório de Fisiologia Computacional do MIT, líder mundial no campo da construção e curadoria de conjuntos de dados clínicos. A posição proporcionará a interação com um laboratório de classe mundial composto por engenheiros, matemáticos e pessoal clínico que trabalha nas fronteiras da medicina e da investigação avançada.
“A proposta do programa tem sinergia com um princípio que sempre norteou minha vida profissional e pessoal, o de levar ao acesso de muitos o que é privilégio de poucos”, afirma o empresário Frederico Trajano. “Com esta iniciativa, buscamos aprimorar a qualidade das informações que norteiam as práticas de saúde em países de renda baixa/média, como o Brasil”, diz.
Ao investir no projeto, o Einstein pretende aplicar e desenvolver conhecimento e novas tecnologias para a área da saúde, a exemplo do que já é feito na organização. “O Einstein é um impulsionador do uso da inteligência de dados na saúde e temos uma parceria com o MIT que dura cinco anos. Ao alocar profissionais de alto nível em áreas estratégicas, queremos colaborar com a evolução do sistema de saúde brasileiro e com o fomento à pesquisa, ciência e inovação”, afirma Edson Amaro, superintendente de Ciência de Dados e Analytics da área de Big Data do hospital.
Para se candidatar à bolsa, é preciso acessar o site MIT Einstein, enviar uma carta de apresentação de duas páginas, descrevendo a experiência em relação às qualificações básicas e preferenciais do programa, e também uma carta de referência, além do currículo completo. As inscrições vão até o dia 30 de outubro.
“Um dos legados que a pandemia nos trouxe foi a conscientização do quanto podemos avançar no campo da ciência, quando a pesquisa vem acompanhada dos recursos. Sempre me interessei por questões relacionadas à natureza humana, mas a pandemia despertou em mim um interesse particular pelo papel da ciência e da pesquisa, vitais para o presente e o futuro da nossa sociedade. Entendo que cada um de nós tem um papel fundamental na garantia de um futuro melhor e mais seguro, e me sinto privilegiado em contribuir para o avanço da pesquisa científica no Brasil”, conclui Fred Trajano.