Empresa de análise genética inicia operações no Brasil

A DNYou, empresa que oferece diversas modalidades de exame genético, anunciou o início de suas operações no Brasil. A companhia realiza teste genético para descobrir os seus genes, a fim de prevenir os possíveis agravantes da sua saúde no futuro, além do objetivo de prevenção, ajuda a potencializar a saúde, vitalidade e bem-estar de cada indivíduo — por meio de soluções no sequenciamento e interpretação de testes genéticos.

A empresa tem expectativa de realizar cerca de 200 testes genéticos por dia. Além disso, preveem oferecer treinamentos para os profissionais que prescrevem os testes genéticos e a criação de uma plataforma que une os prescritores a conteúdos exclusivos sobre genética.

“Estamos disponibilizando um serviço capaz de realizar um exame genético com apenas a saliva das pessoas. Temos toda a tecnologia e conhecimento científico para fazer uma análise genética com os líquidos produzidos pelas glândulas salivares”, explica Marcelo Callegari, fundador e CEO da DNYou. “Nos Estados Unidos esse serviço é comum. A ideia de trazer o teste genético para o Brasil surgiu devido ao aumento do interesse das pessoas em se prevenirem – e quem sabe evitar um doença no futuro. O teste genético poderá salvar gerações, que poderão tratar doenças hereditárias a tempo. São testes revolucionários”, afirma.

Como funciona

Existem duas maneiras para a realização do teste: na primeira, o cliente realiza o pedido no site da DNYou e recebe o kit de coleta em sua residência para coletar uma amostra de saliva, que posteriormente, será analisada pelo laboratório. A outra opção é ser um representante da DNYou, que irá enviar o material para coleta.

O procedimento do teste genético é realizado na Europa ou nos Estados Unidos com uma tecnologia de flutuação de partículas que foram retiradas da saliva do indivíduo. Sendo assim, ambas formas tem o mesmo o desfecho. Os clientes ou os profissionais recebem os resultados dos exames genéticos via e-mail.

A DNYou oferece um teste genético que analisa o DNA com o objetivo de avaliar variantes genéticas em uma quantidade de genes que estão associados à nutrição e controle de peso. Com o resultado, é realizado um perfil genético do indivíduo que pode contribuir de forma determinante para a elaboração de um planejamento nutricional personalizado com o especialista. Além disso, os genes identificados são baseados em estudos científicos de referência internacional.

Com a identificação dos genes, é possível descobrir a predisposição genética para a composição corporal, o plano nutricional ideal para o corpo e o plano de ação comportamental ideal para uma gestão de peso saudável. Logo, com o acompanhamento médico, a pessoa consegue ter resultados mais benéficos para a sua saúde.

Além disso, possuem exames mais específicos, como por exemplo a DNYou Nutri, que é possível obter informações da genética e traçar planos nutricionais personalizados com estratégias de acordo com os genes do paciente. Os outros testes genético são: DNYou Fitness & Sport, DNYou Biome, DNYou Sport Gene, DNYou HCM Screening, DNYou LipoGene, DNYou Trombogene, DNYou Pharma, e estudos genéticos para miocardiopatia hipertrófica.