DNA Consult cria teste de autocoleta para Covid com resultado em 24h

Quando os primeiros casos de Covid-19 foram confirmados no Brasil, a empresa de biotecnologia e genética DNA Consult, de São Carlos (SP), se adiantou na realização de diagnósticos moleculares utilizando o método PCR em tempo real e lançou o teste #SalvaVidasCovid, desenvolvido prioritariamente para empresas. A tecnologia facilita o exame, possibilitando a coleta de saliva pelo próprio paciente de forma simples, rápida e confortável.

Para o Cofundador e Diretor Dientífico da DNA Consult, Euclides Matheucci Jr., a testagem pelas empresas contribui para a retomada gradual e segura das atividades econômicas, evitando que os colaboradores e clientes sejam contaminados pelo Sars-CoV-2.

“Além do objetivo principal de prevenir o contágio do coronavírus no país, temos como meta com o #SalvaVidasCovid contribuir para a retomada das atividades econômicas ao ajudar as empresas oferecendo um diagnóstico mais rápido, barato e, principalmente, seguro. Quando o empregador sabe com antecedência que um de seus funcionários está com Covid-19, ele pode afastá-lo pelo tempo necessário e de acordo com o período de transmissão do vírus, que pode variar. Com isso, ele garante a proteção de toda a equipe e suas famílias, além dos clientes. Assim é possível uma retomada segura no trabalho para todos”, afirma Matheucci.

A DNA Consult fornece um kit para coleta individual. Com o material em mãos, o paciente expele a saliva dentro de um tubo e armazena em um envelope plástico que garante a integridade da amostra por até 3 dias. Depois que a amostra é recebida pelo laboratório, o resultado sai em até 24 horas. Os testes, que estão disponíveis para todo o país, possuem um preço mais competitivo do que é oferecido atualmente no mercado. Companhias que comprarem testes para mais de 10 funcionários ainda conseguem negociar o valor.