Setor de dispositivos médicos espera aumento de 75% nas vendas nos próximos meses
Pesquisa realizada pela ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos) com suas associadas, revela uma expectativa de crescimento expressivo nas vendas de dispositivos médicos nos próximos dois meses. Segundo as empresas respondentes, a expectativa é que as vendas cresçam 75% entre setembro e outubro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, 72% das associadas planejam aumentar sua produção e 36% pretendem expandir sua equipe para atender à nova demanda.
De acordo com Márcio Bósio, diretor da ABIMO, a expectativa de crescimento pode estar relacionada às eleições municipais, já que em ano eleitoral há um investimento maior em saúde. “Esperamos que o setor público efetivamente possa qualificar o acesso à saúde, trazendo qualidade de vida para a população e o desenvolvimento para o setor de dispositivos médicos, que é de fundamental importância para os tratamentos médicos e para a ampliação do acesso da população brasileira à saúde”, diz.
No entanto, há preocupações com a inadimplência, com uma expectativa de subir 27% em relação ao ano anterior, impactando negativamente o fluxo de caixa das empresas devido a atrasos nos pagamentos pelos planos de saúde aos hospitais credenciados. Esse cenário tem potencial para afetar as vendas dos fornecedores de produtos médicos.
A pesquisa envolveu empresas de diversos segmentos, como médico-hospitalar (47%), odontológicos (14%), materiais de consumo (13%), implantes (18%) e outros segmentos como reabilitação, laboratório e radiologia (8%), com a maioria das operações concentradas em São Paulo (75%), mas também com presença significativa em estados como Rio de Janeiro, Paraná, e Rio Grande do Sul.