Dispositivo possibilita diagnóstico de apneia do sono em casa
O VitalAire iniciou a comercialização do sensor de alta tecnologia desenvolvido pela startup Biologix. A solução possibilita a realização do exame para diagnóstico da apneia do sono em casa, permitindo que pacientes com essa enfermidade iniciem o tratamento rapidamente.
O paciente deve apenas encaixar no dedo no sensor portátil para ter o sono monitorado. O aparelho mede o nível de oxigênio, frequência cardíaca e movimento do paciente durante o sono e envia as informações coletadas para um aplicativo ao qual o médico tem acesso para fazer o diagnóstico.
A apneia obstrutiva do sono é caracterizada pela interrupção temporária da respiração, devido ao bloqueio das vias aéreas superiores – o que leva à queda de oxigênio no sangue e despertares frequentes. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% da população global sofre com algum distúrbio do sono, inclusive apneia, e mais de 90% dos pacientes apneicos desconhecem o próprio diagnóstico.
A solução foi validada clinicamente pelo Laboratório do Sono do InCor – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP) e pode ser utilizada para a realização de um ou mais diagnósticos relativos à apneia do sono.
Para Tatiana Bucheroni, Diretora Medicinal do VitalAire, a parceria com a Biologix está alinhada à proposta da empresa de oferecer soluções inovadoras em saúde, inclusive para a identificação de doenças cujo diagnóstico inicial é fundamental. “Por meio deste exame do sono, extremamente prático, mais pacientes podem ter acesso ao diagnóstico da apneia do sono e iniciar o tratamento, garantindo uma qualidade de vida melhor”, conclui.