Ministério da Saúde atualiza metodologia para diretrizes clínico-assistenciais
Uma atualização do manual Diretrizes Metodológicas: elaboração de Diretrizes Clínicas foi publicada no último mês pelo Ministério da Saúde. O material, que serve como referência para a pasta na elaboração, avaliação e recomendação das melhores práticas baseadas em evidências, é resultado de uma parceria com o projeto Diretrizes, do Hospital Moinhos de Vento, realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
Esse documento é fruto do trabalho desenvolvido ao longo do segundo triênio do projeto Diretrizes, entre 2019 e 2021. Atualmente, a iniciativa está no terceiro triênio com a elaboração de outras duas Diretrizes Metodológicas.
“A maioria dos capítulos foram escritos pela nossa equipe do projeto. Fizemos uma atualização do conteúdo anterior e conseguimos colocar exemplos das melhores práticas que estão sendo utilizadas”, detalha Cinara Stein, líder do Diretrizes. O livro pode ser acessado gratuitamente pelo site.
Diretrizes clínico-assistenciais
Diretrizes clínico-assistenciais são um conjunto de recomendações, baseadas em evidências científicas, que orientam médicos e demais profissionais de saúde sobre os melhores métodos e práticas para diagnosticar, prevenir e tratar diferentes condições de saúde. O adequado processo de desenvolvimento de uma diretriz ajuda a garantir que os pacientes recebam o melhor tratamento, e ao mesmo tempo, que os recursos de saúde sejam usados de maneira eficiente.
Desde 2016, o projeto Diretrizes visa apoiar o desenvolvimento de diretrizes clínico- assistenciais, e também, tem por objetivo qualificar profissionais da saúde, pesquisadores e gestores da área em avaliação de tecnologias em saúde, a fim de disseminar informações de qualidade e definir estratégias de implementação de diretrizes no SUS.