A digitalização da medicina é o futuro da medicina

Por Jamil Cade

O avanço das tecnologias digitais causou diversos impactos na medicina, principalmente, em tempos de pandemia. Com o alto índice de contaminação pelo coronavírus, a telemedicina se tornou uma alternativa mais segura para o atendimento médico.

No entanto, a digitalização da medicina não se restringe ao atendimento online. A inteligência artificial tem sido uma importante aliada nas operações de urgência e emergência, permitindo ações mais eficientes em casos de trauma físico. Além disso, existem os softwares médicos, que otimizam a rotina do profissional com o uso de prontuários eletrônicos, gestão do consultório e armazenamento de todo o histórico de atendimento na nuvem.

É inegável que as tecnologias digitais oferecem inúmeras vantagens ao profissional da saúde. E a tendência é que elas se popularizem cada vez mais, diante dos resultados positivos observados por profissionais que já se adaptaram a elas. Conheça, a seguir, alguns setores da saúde que já foram impactados pelas tecnologias digitais!

O avanço da telemedicina no Brasil

Apesar de já ser uma prática utilizada em diversos países, a telemedicina para o atendimento aos pacientes só foi autorizada no Brasil em abril deste ano, devido a Covid-19. A consulta acontece de forma similar a uma consulta presencial, porém, com o uso de plataformas digitais, onde o médico se conecta ao paciente utilizando a câmera e o microfone. O objetivo é que o atendimento online ofereça a mesma qualidade, de forma simples e com segurança para o médico e para o paciente.

A Telemedicina aumenta o acesso à saúde, melhora a experiência do paciente, aumentando a promoção do cuidado. Além disso, possibilita que os médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, e outros profissionais da saúde, possam esclarecer dúvidas do paciente, e, dessa forma, garantir uma melhor saúde para todos.

Portanto, a teleconsulta não irá cair em desuso após o fim da pandemia. O atendimento online otimiza o tempo do paciente e do profissional, sendo realizado de forma assertiva e com a mesma segurança de uma consulta presencial.

Consultório na Nuvem

Uma das diversas vantagens que a tecnologia pode proporcionar na área médica é o software médico. A gestão do consultório fica muito mais simples e eficiente, livrando o profissional de toda a papelada!

O consultório na nuvem oferece recursos como: agendamento por médicos e pacientes, prontuário eletrônico, gestão operacional e dos recebíveis e prescrições, garantindo a segurança dos dados, já que o software não depende do uso de terceiros, garantindo o maior nível de segurança, já que a plataforma está totalmente alinhada à nova LGPD (Lei Geral de Produção de Dados). Além disso, os profissionais da saúde têm acesso ao consultório online em qualquer lugar, através de um certificado digital completo.


*Jamil Cade é médico e CEO da W3.Care.