Diagnóstico de miopia em crianças cresce 23%
Um estudo realizado pelo H.Olhos, hospital referência no tratamento de casos de alta complexidade em oftalmologia, da rede Vision One, mostra um aumento de 23% de diagnósticos de miopia em crianças de 0 a 12 anos. A média de atendimento no 1º semestre de 2021 foi de 425 pacientes, enquanto no mesmo período deste ano, foi 538. De acordo com especialistas do hospital, o aumento de casos de miopia pediátrica pode ser relacionado ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets, computadores e outros dispositivos.
Estudos mostram que a luz emitida por esses aparelhos eletrônicos pode prejudicar a visão, além do fato de que a exposição às telas leva à redução do piscar, causando sensação de visão embaçada, irritação, ardência, olho seco. Nos casos mais graves, pode levar ao surgimento de miopia precoce em crianças e adolescentes. “A chamada Síndrome Visual do Computador (SVC) leva a um quadro de miopia acomodativa, que é uma dificuldade temporária de enxergar de longe”, alerta Helena Costa, oftalmologista do H.Olhos.
Segundo a médica, além dos problemas oculares, a luz azul emitida por esses aparelhos faz com que o cérebro entenda que ainda está de dia e precisa ficar alerta. “O ideal é que, a cada 2 horas em frente a uma tela, a criança faça uma espécie de descanso da visão, olhando para um ponto distante, por 20 minutos”.