Demanda por testes de Covid-19 mobiliza empresas de diagnóstico
A alta de casos de Covid-19, aliada ao surto de Influenza, mobiliza as empresas de diagnóstico para suprir a demanda de testes das doenças. A BD, empresa de tecnologia médica, por exemplo, planeja aumentar em mais de 50% o fornecimento de testes para o mercado brasileiro em 2022, quando comparado ao ano passado. Somente para o primeiro trimestre, a previsão é que o fornecimento dobre. A empresa conta com testes do tipo antígeno e PCR em tempo real, ambos utilizados para detecção da forma ativa da doença.
“Focamos nossos esforços em fornecer os testes no intuito de garantir o diagnóstico necessário e, consequentemente, ajudar a quebrar as cadeias de transmissão”, destaca Luiz Fernando Almeida, Diretor de Negócios da BD. “Somos especialistas em diagnósticos de doenças respiratórias, incluindo testes de Influenza, que também traremos em breve para o Brasil. Portanto, sabemos da importância da testagem para evitar ao máximo o avanço destas infecções e preservar a saúde da população”.
De acordo com Alvaro Pulchinelli Júnior, médico patologista clínico e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), a detecção é a melhor forma para distinguir a gripe da Covid-19. “A maneira mais eficaz de controlar a transmissão, seja pelo novo coronavírus ou pela Influenza, é por meio da testagem e do isolamento. Por isso, a partir dos primeiros sintomas, recomendamos rapidamente a busca pelo diagnóstico”, explica o especialista.
Ainda segundo Alvaro, quando o assunto é teste rápido, algumas pessoas ficam inseguras com possíveis falsos negativos ou positivos. Porém, tratam-se de métodos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que quando de alta qualidade e confiança, apontam rapidamente o paciente infectado, passo considerado chave para encontrar e isolar contatos e quebrar a cadeia de transmissão.