Atendimento móvel para vacinas e exames cresce 135% no Brasil de 2019 a 2023
Apesar de amplamente utilizados, os serviços de delivery ainda têm muita oportunidade de crescimento no Brasil, incluindo a área da saúde. Dados divulgados pela Dasa apontam um crescimento de 135% nos atendimentos móveis em todo o país no período de 2019 a 2023, impulsionados pela pandemia de Covid-19.
Mas ainda há espaço para crescer. Uma pesquisa encomendada pela agência DM9, que atende a Dasa, revela que 28% dos entrevistados afirmaram não saber como funciona o serviço de atendimento móvel para a realização de exames clínicos e aplicação de vacinas. Uma fatia de mercado desejada pela Dasa, que está investindo na ampliação do serviço para suas 59 marcas de medicina diagnóstica em todo o território nacional, como Sérgio Franco, Bronstein, Lâmina, Delboni, Alta Diagnósticos e outras.
Segundo Rafael Bastos, diretor Regional da Dasa no Rio de Janeiro, a mudança de comportamento dos consumidores também contribui para o aumento da procura por serviços de saúde do tipo delivery.
“Antigamente, os serviços de atendimento domiciliar eram buscados, principalmente, por pessoas acamadas ou com dificuldade de mobilidade. Hoje em dia, notamos uma transformação, de modo que o público está mais variado: pessoas que querem cuidar da saúde, mas sem prejudicar a rotina, escolhem o lugar mais cômodo para fazer seus exames e ficar com as vacinas em dia”, comenta.
Com o atendimento móvel, é possível que o paciente escolha o local mais conveniente para realizar os mais de 1.700 tipos de exames de análises clínicas, incluindo testes genéticos ou pré-natais, ou vacinar-se com um amplo portfólio de imunizantes disponíveis atualmente. Segundo Bastos, a segurança e a qualidade das amostras coletadas são garantidas por uma logística especializada e resguardadas por laboratórios de referência, como o Sérgio Franco, no Rio de Janeiro.
“Todo exame feito por atendimento móvel é garantido e resguardado por uma cadeia de custódia segura e monitorada em todos os passos: desde a coleta do material, a identificação e o manuseio da amostra e a rastreabilidade no transporte até o nosso próprio Núcleo Técnico-Operacional (NTO), onde os testes serão processados. Tudo isso com certificações de segurança e auditorias que transmitem confiança e qualidade ao paciente. Realizar um exame nas unidades físicas do laboratório ou em casa, por exemplo, tem a mesma garantia e protocolos de segurança”, afirma Rafael Bastos.
Os serviços de atendimento móvel da Dasa são cobertos pelos planos de saúde, mas também podem ser contratados de maneira particular pelos pacientes.