Uma esperança para os portadores de degeneração macular
CES é a sigla para Consumer Electronics Show, em português, Feira de Eletrônicos de Consumo. É o maior e mais importante evento de tecnologia do mundo, onde as maiores empresas e startups apresentam as mais recentes inovações em eletrônicos de consumo – acontece em Las Vegas logo no início de janeiro.
Nos últimos anos, tem sido apresentados diversos modelos de óculos inteligentes, inclusive alguns desenvolvidos pelos maiores nomes da tecnologia, como Apple e Google; no entanto, esse tipo de tecnologia ainda não decolou.
Agora, na CES 2025 uma startup, a Soliddd, está apresentando um protótipo de seus óculos, que vem sendo chamados SolidddVision. O produto da startup, sediada em Nova Iorque, está direcionado a pessoas com degeneração macular, um mal que afeta aproximadamente 13% dos residentes nos Estados Unidos que tem mais de 40 anos.
Os óculos inteligentes tem lentes desenvolvidas pela Soliddd, que se assemelham ao olho de uma mosca, permitindo projetar imagens separadas para as áreas da retina que não estão afetadas pelo mal. Isso permite que o cérebro construa naturalmente uma visão estereoscópica (estereopsia), permitindo que o portador da degeneração tenha uma visão praticamente normal.
O produto está ainda em fase de beta teste, tendo a empresa dito que espera iniciar a comercialização dos óculos em algum momento de 2025.
Caso o produto realmente seja eficaz, será mais uma ferramenta que permitirá aos portadores de degeneração macular manterem sua qualidade de vida.
*Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.