Dasa publicou mais de 200 artigos científicos em 2022
O Instituto de Ensino e Pesquisa da Dasa (IEPD), entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo impulsionar projetos de pesquisa científica nos campos da medicina e da saúde, apoiou a Dasa, rede de saúde integrada do Brasil, na publicação e aceitação de mais de 200 artigos em revistas científicas em 2022. O número – referente apenas a publicações e aceites em revistas indexadas – contribui para a produção científica brasileira de excelência em revistas nacionais e internacionais em áreas como genômica, oncologia e radiologia.
“Temos publicado, de maneira constante, artigos de alto impacto na literatura médica. O trabalho do IEPD apoiando a Dasa neste contexto faz com que haja uma importante geração de conhecimento científico, culminando em alto valor agregado principalmente para o paciente e também para toda a cadeia de saúde”, conta Flávia Paiva Lopes, gerente médica de pesquisa científica e do IEPD.
Um dos trabalhos de destaque foi publicado na revista Lancet, sob autoria do Chefe de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama, Eduardo Ramacciotti. O estudo, realizado em parceria com o Science Valley Research Institute, abordou os resultados sobre a recomendação ou não do uso de anticoagulantes pós-alta hospitalar em pacientes que tiveram Covid-19. Cabe também citar um importante estudo recentemente publicado, sendo um dos autores Romualdo Barroso, oncologista e coordenador da pesquisa da Dasa Oncologia. Neste estudo foi discutido sobre a personalização do manejo de pacientes com câncer de mama triplo-negativo após o tratamento neoadjuvante combinado de quimioterapia com o anti-PD1 pembrolizumab.
Foram também publicados artigos em outras grandes revistas médicas como Nature Medicine, Radiology, Nature communications, Diabetes Care, Cancer Treatment Review, JAMA, Thrombosis and Haemostasis, publicações de guidelines globais, entre outras. Essas publicações vêm elevando o perfil da Dasa e do IEPD na geração do conhecimento médico e científico de alto nível no Brasil. “Mais de um terço das publicações em 2022 tiveram fator de impacto acima de 5,0 o que reflete a excelência dos estudos produzidos por nosso corpo clínico e as parcerias com universidades públicas e privadas”, conta Flávia.
No último ano, a Dasa, em parceria com o IEPD, acumulou 8 grants nacionais e internacionais, para incentivo de estudos de iniciativa do pesquisador, possibilitando o desenvolvimento de projetos de pesquisa disruptivos no combate a pandemia do Covid-19, assim como no estudo de novas tecnologias aplicadas a saúde. Exemplos dessas tecnologias são os trabalhos de outra parceria da Dasa e do IEPD com a PUC-Rio, através do Laboratório de Biodesign, coordenado pelo ginecologista Heron Werner (Dasa) e pelo Professor Jorge Lopes (Puc-Rio), que desenvolve projetos no metaverso, impressões 3D e bioimpressões.