Dasa investiu R$ 4,8 milhões em projetos e ações sociais em 2022
A Dasa, rede de saúde integrada do Brasil, apresenta a nova edição do seu Relatório de Sustentabilidade. O documento aborda como a companhia materializou sua estratégia em 2022 por meio de iniciativas, parcerias e projetos, além do desempenho sob os aspectos ambientais, sociais e de governança. O relatório passou pelo processo de asseguração da Bureau Veritas, líder mundial em serviços de teste, inspeção e certificação.
“Estamos divulgando pelo terceiro ano consecutivo o Relatório de Sustentabilidade, reforçando o nosso compromisso com a transparência. O documento traz desde resultados financeiros até a atuação na comunidade, orientada pela causa da ‘Saúde Feminina’. Temos a ambição de ser referência em boas práticas socioambientais no setor da saúde e evoluímos ano a ano neste sentido”, explica Nelcina Tropardi, Diretora-Geral de Jurídico, Relações Governamentais, ESG, Auditoria Interna e Compliance da Dasa.
Compromisso ESG: principais resultados
Em alinhamento com o planejamento estratégico de ESG da Dasa, 2022 foi marcado por grandes ações que promoveram diversas iniciativas que impactaram positivamente a sociedade. No pilar Ambiental, de forma voluntária, foram compensadas 100% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos hospitais inventariados em 2020. Isso equivale ao cancelamento de 18.236 toneladas de CO₂.
No pilar social, a Dasa trabalhou com iniciativas que promovem a diversidade, equidade e inclusão. Em 2022, a empresa aderiu aos movimentos “Elas Lideram 2030” e “Raça é Prioridade”, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas no Brasil, pelos quais ficou estabelecido o compromisso de manter 50% das mulheres na alta liderança até 2030 e em ter 50% de pessoas negras em posições de liderança até 2030. No cenário atual da Dasa, há 40,6% de mulheres e 29,6% de pessoas negras nesses níveis de cargo.
Outro ponto significativo foi o lançamento do Programa Acolhe Trans, uma linha de cuidado de saúde integral do Programa Dasa Cuida, que oferece à pessoa trans um acompanhamento multidisciplinar, com equipes tecnicamente treinadas para lidar de modo integral com as especificidades relacionadas à diversidade de gênero, incluindo mudanças corporais, quando se aplicam. Além disso, no ano passado foram admitidos mais de 110 profissionais trans.
Em consonância com o compromisso de transformar e ter ações estruturantes promovendo diversas iniciativas que objetivam impactar positivamente a sociedade, foram destinados R$ 4,8 milhões a projetos e ações sociais em 2022. Como exemplo, a parceria realizada com a Rede Mondó que promoveu capacitação de mais de 400 educadores para garantir o retorno seguro para as aulas, com orientações sobre os protocolos de prevenção da Covid-19; um treinamento de emergência e de parada cardiorrespiratória para 180 profissionais de saúde e educadores da cidade Breves, localizado no Arquipélago do Marajó (PA). Além de capacitações para merendeiras e auxiliares em enfermagem do mesmo município. Outro destaque foi a definição da saúde feminina como causa social para o desenvolvimento de um programa de intervenções preventivas e preditivas de curto e médio prazos.
No que tange à Governança, em razão dos esforços pela jornada sustentável e do empenho na capacidade de fazer negócios com base em valor, a Dasa passou a integrar, pela primeira vez, a partir de janeiro de 2023, a 18ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Brasil, Bolsa, Balcão (ISE B3).
Genov
Desde 2021, o projeto científico de vigilância genômica das variantes da Covid-19 já sequenciou aproximadamente 21 mil amostras de SARS-CoV-2, sendo 14 mil somente em 2022. Em novembro do ano passado, o trabalho foi o responsável por identificar de forma pioneira no Brasil o primeiro caso da subvariante XBB.1.5. As variantes de maior preocupação foram compartilhadas com as vigilâncias epidemiológicas de diversos estados. Em algumas localidades, essa foi a única fonte de informação a respeito das variantes da Covid-19.
O relatório completo está disponível aqui.