Curso gratuito ensina profissionais de saúde a lidar com vícios digitais
A MEV Brasil, escola de Medicina do Estilo de Vida, lança o primeiro curso sobre vícios digitais voltado a médicos e profissionais da saúde. Online e gratuito, o material procura oferecer ferramentas práticas para reconhecer, rastrear e tratar precocemente casos de dependência digital.
O vício em telas tornou-se um problema de saúde pública. Segundo o documento “Apostas, scrolls, porn e likes: ameaças digitais à saúde”, lançado pela empresa em outubro usado de inspiração para a formatação do curso, o Brasil está entre os países com maior tempo médio online: 9h32 por dia. A média global é de 6h30. O levantamento também aponta que cerca de 1 em cada 20 adultos no país apresenta sinais de dependência severa de internet.
“O vício em internet tem crescido em proporções alarmantes, e a identificação para um tratamento adequado ainda é um desafio para muitos profissionais. É uma epidemia silenciosa que provoca uma constelação de sintomas físicos e mentais em pessoas de todas as idades, classes, raças e gêneros. Queremos mudar esse cenário”, Luiz Carlos, Fundador da MEV Brasil, psiquiatra e professor de Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Com aulas conduzidas por professores da instituição, o curso, gratuito e 100% online, é destinado a profissionais da saúde interessados em ampliar seus conhecimentos e aprimorar habilidades clínicas. Serão seis aulas de aproximadamente 30 minutos cada, totalizando três horas de conteúdo, que abordam desde a triagem e o rastreamento de pacientes com sinais de dependência até protocolos iniciais de conduta.
“Vamos oferecer uma base conceitual, diagnóstica e prática para o atendimento inicial. Nosso objetivo é que, ao fim do curso, os profissionais tenham conhecimento suficiente para reconhecer e manejar casos de dependência digital, e busquem se aprofundar no tema”, finaliza Luiz.
O curso estará disponível a partir da segunda quinzena de novembro por tempo limitado no site da MEV Brasil.
 
								
