Cuidas lança Prontuário Eletrônico Digital para Atenção Primária
Criada com o objetivo de conectar empresas com médicos de família para atendimentos no próprio local de trabalho, a Cuidas, startup de saúde, lança o primeiro “Prontuário Eletrônico Digital” voltado à atenção primária, no Brasil. Desenvolvido exclusivamente para atender as necessidades que o médico e o enfermeiro de família têm para conseguir avaliar com mais qualidade o histórico e estado de saúde do paciente, o novo sistema de gestão já está disponível para as empresas clientes da healthtech.
De acordo com Matheus Silva, CEO da Cuidas, para que a empresa pudesse disponibilizar o serviço de medicina integrativa, que avalia a saúde física, mental e social do paciente, foi preciso desenvolver a tecnologia do zero. “Estima-se que 69% dos dados médicos no Brasil ainda estejam em papéis. Os prontuários eletrônicos digitais existentes eram muito arcaicos e complexos. Trabalhamos mais de um ano para chegar ao modelo atual, que proporcionará à nossa equipe médica uma gestão mais completa da saúde de nossos pacientes”.
Silva explica que o prontuário desenvolvido pela startup é uma fonte de informação que permite aos profissionais de saúde uma tomada de decisão mais acertada – e coerente com as queixas e o histórico por trás do problema de saúde do paciente. “Ele nós dá uma visibilidade integral, pois alia metodologia SOAP – acrônimo para Subjetivo (motivo da consulta), Objetivo (resultado de exames), Avaliação (hipótese sindrômica ou diagnóstica) e Plano (administrativos ou encaminhamento) -, à CIAP – acrônimo para Classificação Internacional de Atenção Primária. Por isso, focamos na saúde do ser humano e não na doença, avaliamos não apenas os aspectos físicos, mas também o seu estado emocional e psicossocial”, concluí o executivo.