Casa de Saúde São José inaugura Centro de Terapia Celular
A Casa de Saúde São José (CSSJ), tradicional hospital carioca que faz parte da Rede Santa Catarina, inaugurou um Centro de Terapia Celular. A unidade tem dez leitos, quatro deles dedicados a transplante de medula óssea de todos os tipos e seis para pacientes onco-hematológicos. Por ano, estima-se a realização de 50 procedimentos de terapia celular. A iniciativa faz parte das inovações recentes do hospital em Oncologia e Hematologia, por meio de parceria com a Oncoclínicas.
A unidade conta com equipe médica dedicada, além de equipamentos de última geração e técnicas que empregam o que há de mais avançado para o tratamento dos pacientes. “O diferencial do Centro de Terapia Celular é sua localização dentro da estrutura renomada da Casa de Saúde São José. Cada espaço foi cuidadosamente desenhado para atender às necessidades dos pacientes, proporcionando ambientes acolhedores e adaptados. Todos os leitos estão equipados, por exemplo, com filtros HEPA, garantindo qualidade do ar e proteção ambiental, especialmente para pacientes imunossuprimidos, prevenindo infecções. Além disso, ofereceremos o serviço de Day Clinic para pacientes pós-transplante, com áreas dedicadas para coleta e realização de exames, infusão de medicamentos, quimioterapia e transfusões.””, explica o médico hematologista da Oncoclínicas, responsável pelo Serviço, Carlos Bernardo Lima.
Diretor executivo da Casa de Saúde São José, Renan Rezende explica que esta é mais uma ação para oferecer uma linha de cuidados integrados, individualizados e multidisciplinares ao paciente oncológico – do diagnóstico precoce até o final do tratamento –, que pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia celular e reabilitação oncológica. “Desde o início da parceria, em 2020, cuidamos de mais de 7 mil pacientes oncológicos com desfechos comparáveis aos melhores hospitais do mundo. Além disso, implantamos um importante Programa de Cirurgia Robótica, com a realização de 2.350 procedimentos minimamente invasivos, e a formação de mais de 30 cirurgiões”, destacou o executivo.
“O paciente é o centro de tudo”
Iniciada em 2020, a parceria entre as duas instituições de saúde tem o objetivo de formar uma estrutura completa de um centro que integra serviços de diagnóstico e tratamento do câncer. “É um imenso ganho para a cidade. O paciente fica ainda mais no centro de tudo. Por ele, buscamos agregar inovação e acolhimento, com tratamento de alto nível de qualidade e segurança”, destaca a oncologista da parceria Casa de Saúde São José e Oncoclínicas, Tatiane Montella.
Entre as ações adotadas em conjunto pelas instituições, estão: incorporação de tecnologias para diagnóstico com a aquisição de novos aparelhos; modernização do parque cirúrgico; treinamento de profissionais em cirurgia robótica e a consolidação da assistência multidisciplinar com subespecialidades de cardio-oncologia, clínica de dor e cuidados integrados.