Casa de Saúde São José inaugura complexo oncológico no RJ
A Casa de Saúde São José, hospital da Rede Santa Catarina, em parceria com a Oncoclínicas&Co, anunciam a inauguração de um moderno Cancer Center, no Rio de Janeiro, fruto da consistente colaboração iniciada em 2020, que reforça o modelo de cuidados integrados e multidisciplinares já reconhecido nas duas instituições. A nova estrutura, anexa ao hospital localizado no Humaitá, terá capacidade anual de 37 mil atendimentos, incluindo consultas, infusão e radioterapia, além de oferecer, em um só endereço, recursos tecnológicos avançados e suporte clínico humanizado para a população carioca.
Para Alline Cezarani, CEO da Rede Santa Catarina, a expansão do Cancer Center reflete uma das maiores prioridades da Instituição, cuja atuação social e humanitária se estende por todo o país. “Na Rede Santa Catarina, acreditamos que cuidar vai além do tratamento — é acolher o ser humano em toda a sua jornada. A união entre a Casa de Saúde São José e a Oncoclínicas&Co reúne tradição, excelência e inovação em um único propósito: oferecer um cuidado oncológico completo e humano. Juntas, colocamos a ciência e a compaixão a serviço da vida”.
Já Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas&Co, destaca que “a expansão do Cancer Center é resultado de uma parceria sólida entre a Oncoclínicas e a Casa de Saúde São José. Compartilhando a mesma visão de excelência e humanização no cuidado, oferecemos ao paciente um ambiente que combina inovação tecnológica e cuidado integral e de qualidade. É uma das estruturas mais completas da cidade, projetada para disponibilizar o que há de mais avançado em oncologia, com foco contínuo e absoluto em sua jornada de tratamento conosco”.
Com mais de 4.000 m² distribuídos em cinco pavimentos e integração direta à Casa de Saúde São José, o novo centro foi projetado para centralizar toda a jornada de cuidados do paciente, garantindo continuidade assistencial e acesso otimizado a exames laboratoriais e de imagem, internações e cirurgias oncológicas. A nova estrutura inclui consultórios multidisciplinares, 16 boxes para infusão de quimioterapia, dois leitos exclusivos para crioterapia, equipamentos de radioterapia de última geração e salas para pequenos procedimentos cirúrgicos. Além disso, o espaço conta com áreas dedicadas ao corpo clínico e à formação médica, como um auditório e uma sala de reuniões. O centro também oferece 11 consultórios.

“A oncologia moderna exige integração entre equipes, tecnologias e estruturas. Ao unirmos a expertise das duas Instituições, oferecemos um importante diferencial: um cuidado pensado de forma totalmente integrada e precisa para que cada paciente se sinta seguro e amparado em todas as etapas do tratamento”, destaca Carlos Gil, diretor médico da Oncoclínicas&Co e presidente do Instituto Oncoclínicas.
Para Renan Rezende, diretor-geral da Casa de Saúde São José, a parceria consolida uma missão institucional centenária: “Há 102 anos, cuidamos de pessoas com o coração aberto e a fé na medicina. O novo Cancer Center representa a união entre o que há de mais moderno na oncologia e o que nunca mudou na Casa de Saúde São José: o cuidado humano, o acolhimento e o compromisso com a vida”, ressalta.
Terapia Celular
A ampliação também consolida avanços já introduzidos pela parceria, como um centro de terapia celular que viabiliza transplantes de medula óssea e CAR-T Cell, uma das técnicas mais inovadoras no combate a tumores hematológicos. Além disso, a unidade oferece o Programa de Nódulos Pulmonares, iniciativa pioneira que utiliza inteligência artificial para identificar precocemente alterações suspeitas em tomografias de tórax. O projeto, liderado pela Tatiane Montella, oncologista líder do Cancer Center, em um ano de operação já avaliou 6 mil exames e conseguiu identificar 150 nódulos de forma precoce, sendo três deles confirmados como casos de câncer. O programa deve servir de base para novas frentes de rastreamento oncológico no estado.
“Os resultados que temos alcançado mostram que a integração total da jornada oncológica é o caminho para gerar impactos na vida dos pacientes. Quando unimos tecnologia, estrutura adequada e uma equipe multiprofissional dedicada, conseguimos olhar para cada caso de forma única, garantindo decisões assertivas e, acima de tudo, cuidado humano em todas as etapas do tratamento” completa Tatiane Montella.
