Covid e o despertar tecnológico na saúde: monitoramento remoto e IA
Por Daniel Cardoso
A pandemia nos afastou fisicamente, o que gerou uma intensa movimentação na busca por soluções à distância. Na área médica, profissionais de todo o mundo perceberam que a tecnologia para o monitoramento remoto de pacientes é a solução para continuar os tratamentos com segurança.
Mesmo após a diminuição da necessidade do distanciamento social, ficou claro que o monitoramento remoto veio para ficar. Por meio deste sistema é possível ajudar a um número maior de pessoas, reduzindo custos e aumentando a conveniência para médicos e pacientes. Profissionais da saúde acreditam que estas medidas chegaram para formar a nova rotina.
A Inteligência Artificial é mais uma das medidas tecnológicas que agrega recursos à área da saúde. Por meio da IA é possível conectar médicos às informações que eles precisam para tratar seus pacientes.
Uma verdadeira rede de informações é criada, onde ficam armazenados os dados dos pacientes, provenientes de exames, de consultas anteriores e dos equipamentos de monitoramento remoto. Esta rede facilita o trabalho conjunto de especialistas de várias áreas sobre a saúde de uma mesma pessoa, tornando os tratamentos mais assertivos.
Doenças crônicas como diabetes, hipertensão, problemas com taxas de colesterol e obesidade, são frequentes em nossa sociedade e, em sua grande maioria, podem ser prevenidas e até mesmo curadas quando tratadas precocemente. O monitoramento remoto juntamente com a Inteligência Artificial facilita esse tratamento preventivo.
A situação é tão promissora que este mercado tende a dobrar nos próximos cinco anos. Imagine quantas vidas podem ser salvas e quantas pessoas podem viver com mais qualidade.
As argumentações não param para justificar o crescimento desta solução na saúde. O novo formato também é “eco-friendly”. Quanto mais pessoas usam o monitoramento remoto, menos visitas presenciais são feitas aos médicos, reduzindo a emissão de carbono com o deslocamento e quantidade de pessoas circulando por um mesmo espaço. Naturalmente impacta o ambiente de forma positiva.
É por estes motivos que acredito que o monitoramento remoto aliado a IA vieram para ficar e transformar, cada vez mais, a vida das pessoas de uma forma sustentável e assertiva.
*Daniel Cardoso é co-fundador da Truvio.