Congresso Unidos pela Saúde discutirá legado da pandemia
Criada no auge da pandemia para ajudar na resposta à Covid-19 no Brasil, a iniciativa Unidos pela Saúde realizará seu primeiro congresso anual entre os dias 22 e 24 de junho, no Estanplaza Internacional, na capital paulista. O encontro, que contará com a presença dos maiores especialistas nacionais e internacionais, debaterá as mais recentes evidências científicas com o objetivo de refletir sobre o impacto da crise sanitária no país.
“Temos um longo desafio pela frente para assimilar e incorporar os aprendizados da pandemia. Fizemos grandes avanços nas ciências duras, com vacinas e medicamentos, mas ainda podemos melhorar muito em comunicação de ciência e risco e combate às desigualdades”, diz a presidente do IQC, professora pesquisadora no Centro de Ciência e Sociedade e na Escola de Relações Internacionais e Políticas Públicas da Universidade de Columbia (EUA), Natalia Pasternak, que é uma das coordenadoras do Congresso.
O 1º Congresso Anual Unidos pela Saúde terá como keynote speakers: Peter J. Hotez, reitor da Escola Nacional de Medicina Tropical do Baylor College of Medicine (EUA), indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2022 por desenvolver e distribuir uma vacina de Covid-19 de baixo custo sem limitação de patente; Wilmot James, ex-membro do parlamento da África do Sul, com atuação diretamente com Nelson Mandela, e atualmente pesquisador sênior do Centro de Pandemias da Universidade Brown (EUA); Stefanie Friedhoff, consultora sênior de políticas na Equipe de Resposta à Covid-19 da Casa Branca e professora de Escola de Saúde Pública da Universidade Brown; e Marina Pollán, professora titular do Centro Nacional de Epidemiologia (CNE-ISCIII) e Diretora Científica do Consórcio de Pesquisa Biomédica em Saúde Pública e Epidemiologia (CIBERESP), ambos na Espanha.
Além de palestras e debates sobre temas técnicos, haverá mesas com apelo mais amplo.
“Teremos três dias para aplicar uma lente científica que nos permita aprender com nossos erros e acertos como país, de modo a estarmos mais preparados para a próxima emergência de saúde pública”, destaca o epidemiologista e professor titular da Universidade Urbana-Champaign de Illinois, nos Estados Unidos, Pedro Curi Hallal, que também coordena o Congresso.
O 1º Congresso Anual Unidos pela Saúde é voltado para médicos de diversas especialidades e profissionais de saúde pública e de controle de infecção. Mas outros profissionais interessados também poderão participar, uma vez que haverá debates de interesse para áreas distintas.
Segundo o professor titular de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Jorge Kalil, congressos como este contribuem para manter a comunidade científica engajada. “Médicos, cientistas e comunicadores de ciência tiveram um papel fundamental no combate a campanhas anticientíficas e à desinformação que proliferaram durante a pandemia”, diz.
O 1º Congresso Anual Unidos pela Saúde conta também com comitê científico com os seguintes profissionais: Julio Croda, Alexandre Naime, Christian Kieling, Fernando Cendes, Jair Mari, Ludhmila Abrahão Hajjar, Margareth Dalcomo, Nelson Teich e Renato Kfouri.
Serviço
1º Congresso Anual Unidos pela Saúde
Data: 22, 23 e 24 de junho
Local: Estanplaza Internacional (Rua Fernandes Moreira, 1293, Chácara Santo Antônio, São Paulo (SP)
Mais informações aqui.
O 1º Congresso Anual Unidos pela Saúde tem o apoio do Instituto Questão de Ciência (IQC)