Congresso da SOGESP será realizado em agosto, em São Paulo
Depois de dois anos em atividades exclusivamente on-line, em virtude da pandemia da Covid-19, a SOGESP realizará seu tradicional Congresso de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo presencialmente. Será de 11 a 13 de agosto de 2022, no Transamérica Expo Center, na cidade de São Paulo. Mais de 500 professores reconhecidamente referências em suas áreas de atuação compartilharão com a audiência o que há de mais avançado e resolutivo em técnicas, exames, abordagens, tratamentos e possibilidades de diagnóstico.
O presidente da SOGESP, Luciano de Melo Pompei, lembra que historicamente o Congresso foi construído à base de aprendizado contínuo e evolução. Há anos, era menor, bem menor, e ocorria no Guarujá. A mudança para São Paulo, na gestão de Nilson Roberto de Melo, representou ganhos em estrutura e organização. “Desde o primeiro ano, nosso Congresso realmente cresce a cada ano. Hoje, é uma referência para toda a especialidade, sendo um dos maiores congressos médicos do Brasil. Nosso objetivo de promover o retorno do formato presencial tornou-se viável com a diminuição do impacto da Covid. Assim, aguardamos os melhores frutos a todos, professores e congressistas.
Programação
A programação prevê cursos práticos de Ginecologia e Obstetrícia, além de um terceiro, especialmente preparado para médicos residentes. Também ocorrerão top temas, cursos pré-congresso, sessões interativas e recomendações sobre questões que permeiam o dia a dia da tocoginecologia, como infecções, prematuridade, pré-eclâmpsia, medicina fetal, climatério, síndromes e mioma uterino, anticoncepção, os desafios do Brasil quanto a diabetes mellitus e gestação, atenção primária em ginecologia, cuidados ginecológicos na população LGBTQIA+, infecções genitais, medicina fetal, endometriose, pré-natal e por aí segue.
De acordo com Rogério Bonassi Machado, diretor científico da SOGESP, a expectativa é espetacular em matéria de público. Ele pondera que “o nível das aulas é de excelência e já tem atraído inscritos de vários pontos, com boa antecedência. Além do mais, todos os ginecologistas e obstetras estão ávidos pela oportunidade de discutir as novidades da especialidade presencialmente, o que proporciona uma interação mais aprofundada e rica. Por fim, há o componente humano, os tocoginecologistas aguardam ansiosamente o reencontro com seus pares, muitos dos quais não veem nem têm notícias já faz dois anos”.
Lucia Helena Simões da Costa Paiva, coordenadora científica de Ginecologia, adianta que ocorrerão debates e serão apresentadas novidades quanto a todas as grandes áreas da GO; anticoncepção, ginecologia cirúrgica, endometriose, ginecologia endócrina, climatério, câncer de mama, oncologia pélvica, sexualidade. Ela também destaca as atividades interativas para os residentes que poderão interagir com professores de diferentes serviços em cursos práticos, assim como de estar mais próximos de seus colegas de RM trocando experiências.
A coordenadora científica de Obstetrícia, Rosiane Mattar, também afirma que os cursos práticos serão uma atração à parte. Em seu campo de atuação, o Congresso terá estações de hemorragia puerperal, distocia de ombro, diu pós-parto, vácuo-extrator e fórceps, só para citar algumas.
Outro ponto de suma importância que receberá luzes durante o Paulista de GO é a Defesa Profissional. A pauta prevê questões de relevância: atendimento aos pacientes LGBTQIA+, definição das terminologias e classificação clínica das pacientes; redesignação sexual – como atender- competências e limites, cuidados éticos e jurídicos no atendimento, e valorização do trabalho dos ginecologistas e obstetras.
Inscrições
Inscrições antecipadas podem ser efetivadas até 20 de julho. Após essa data, somente serão aceitas in loco, quando do Congresso.
Vale ressaltar, que as categorias: residentes, associados agregados, de outras federadas e acadêmicos de medicina poderão se inscrever mediante envio prévio de declaração atualizada (ano vigente) da instituição informando sua condição, através de seu cadastro na SOGESP ou pelo e-mail [email protected], imediatamente após inscrição no portal. Confira a íntegra da programação aqui.
Trabalhos Científicos
Para apresentação de trabalhos científicos como pôsteres, os autores já enviaram resumo estruturado exclusivamente para análise e aceite. Os selecionados ficarão 100% do tempo expostos no Congresso para visitação do público e virtualmente no sistema de e-pôster. Os pôsteres, aliás, poderão ser acessados por assunto, por sigla ou por autor, bastando pesquisar pela palavra-chave.
Protocolo de Segurança
Em virtude da pandemia do Coronavírus e no intuito de adotar medidas de proteção da saúde e segurança dos participantes e colaboradores do evento, a SOGESP exigirá a comprovação de vacinação contra a Covid-19 para a participação no Congresso.
Outras medidas poderão ser adotadas caso seja necessário ou exigido pela legislação e medidas sanitárias vigentes à época do evento, inclusive a exigência comprovação de doses de reforço da vacina.
A SOGESP informa também que, caso não seja possível a realização do evento presencial devido à pandemia, o Congresso será realizado de forma virtual, o que será comunicado previamente.