Clínicas que utilizam IA e chatbots reduzem 60% no absenteísmo
A digitalização dos serviços de clínicas médicas vem automatizando processos e entregando uma melhor performance de atendimento para os pacientes. Dados da Linx mostram que consultórios que utilizam ferramentas digitais tiveram, nos últimos dois anos, uma redução de 60% no absenteísmo em comparação com aqueles que não utilizam.
A importância do atendimento automatizado também é comprovada pela análise feita no período das férias. O levantamento apontou que, nos meses de junho e julho, a taxa de ausências ou no-show em consultas presenciais costuma ficar em 16,50%. Além disso, o atendimento de novos pacientes em consultórios médicos passa de 16,24% (índice registrado em meses comuns) para 12,63% (índice registrado em meses de férias). Quando analisados apenas os retornos, o absenteísmo médio de 13,23%, registrado em meses comuns, chega a 21,35% nas férias.
“Os dados mostram que o fluxo de consultas costuma cair em períodos de recesso por três motivos principais: por conta das faltas em consultas agendadas, porque os pacientes tendem a postergar suas visitas ao médico em período de férias e porque o paciente marca o retorno após a consulta, ocupa a agenda, mas falta com mais frequência. Tudo isso interfere diretamente na receita e pode ser evitado com um atendimento automatizado disponível em tempo integral e opções tecnológicas de atendimento, como a teleconsulta”, afirma Rogerio Lucio Vieira, diretor executivo da vertical de Saúde da companhia.
Vieira explica que os profissionais que estão buscando novas soluções em gestão e atendimento apresentam um significativo crescimento em receita em comparação com concorrentes que optam pelo atendimento tradicional.
“A solução encontrada pelas clínicas para amenizar o impacto das faltas é o serviço de mensagens automáticas para relembrar a data e horário dos encontros com o médico, que permite ao paciente confirmar ou remarcar a consulta, evitando horários vagos na agenda. Das clínicas analisadas, a que teve o pior desempenho em absenteísmo (taxa média de 22,27%) afirma não se comunicar com os pacientes por nenhum canal. Já a que apresentou o melhor desempenho (10,81%) usa soluções como SMS e e-mail nas comunicações com os clientes. Isso é um claro reflexo dos resultados que a digitalização dos serviços pode trazer para esse setor”, finaliza o executivo.
Os dados foram levantados junto à base de clientes do Linx ClinicWeb, que integra a vertical de Saúde da Linx, e contou com a participação de consultórios de todo o Brasil.