Einstein sedia evento para discutir impactos do clima na saúde planetária
A poucos meses da COP30 no Brasil, o Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecília e Abram Szajman, em São Paulo, reunirá especialistas de vários países em um debate sobre a importância de programas de cooperação internacional no enfrentamento de desafios relacionados à crise climática e seus efeitos na saúde planetária.
O evento, que acontece no dia 6 de agosto a partir das 09h30, é fruto de uma parceria entre o Science Arena, iniciativa de jornalismo do Einstein dedicada a temas da carreira científica, e a São Paulo Innovation and Science Diplomacy School (InnSciD SP), lançada em 2019 pela Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
“A crise climática e seus impactos na saúde representam uma emergência que exige diálogo por parte da comunidade científica”, afirma Débora Pratali, diretora executiva de Comunicação Institucional do Einstein. “O Science Arena, portal de jornalismo do Einstein voltado a pesquisadores do Brasil e do mundo, contribui para esse debate ao fomentar ideias, reflexões e caminhos possíveis diante dos desafios climáticos. O evento reforça essa missão ao destacar a importância da cooperação científica internacional no enfrentamento da crise e na promoção da saúde global”, diz.
Entre os assuntos que serão tratados destacam-se a diplomacia científica, que atua na interseção entre ciência, política e relações exteriores, permitindo que a cooperação científica contribua, por exemplo, para o desenvolvimento sustentável.
“O debate trará luz sobre a importância de se ampliar o alcance da pesquisa e acelerar soluções para desafios globais”, afirma Luiz Vicente Rizzo, diretor de Pesquisa do Einstein. “Em um mundo interconectado, o diálogo entre ciência e política internacional permite que o conhecimento circule, ultrapasse fronteiras e se transforme em impacto real na vida das pessoas. No Einstein, entende-se que promover esse intercâmbio é tão importante quanto gerar evidências, especialmente em temas como saúde e mudanças climáticas”, diz.
Sidney Klajner, presidente do Einstein, fará a abertura do evento, que tem como primeira mesa o tema “Science Diplomacy: how to articulate knowledge networks in times of climate crisis”. Nela, além de Luiz Vicente Rizzo, também estarão Marcelo Knobel, diretor-executivo da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e Anne Dorothee Slovic, do Programa de Saúde Global e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Os desafios da ciência global diante do risco de novas epidemias também estarão em pauta, no painel “Challenges for global science in the face of the risk of new epidemics”, com Sue Ann Clemens, da Universidade de Oxford, Eric Harnisch, da Mayo Clinic Platform, Jerome Kim, diretor-geral do Instituto Internacional de Vacinas da Coreia do Sul e Edson Amaro, responsável pela área de Big Data do Einstein.
O último debate, sobre as maneiras de se reduzir o impacto ambiental da produção científica e capacitar pesquisadores à luz da One Health, trará como participantes Giulia Catissi, doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, e James Connelly, CEO da My Green Lab. Os debatedores falarão sobre questões como destarte correto de resíduos químicos e biológicos, uso de materiais plásticos e descartáveis em grande escala em experimentos e construção e operação de infraestruturas científicas mais sustentáveis.
As inscrições para o evento no Einstein são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 4 de agosto pelo portal Science Arena. O encontro é voltado para alunos de pós-graduação, pesquisadores e profissionais com atuação em áreas como política científica, gestão de pesquisa e relações internacionais.
Serviço
Climate and health: challenges and possibilities of scientific diplomacy
Data: 6 de agosto
Idioma: As palestras serão ministradas em inglês
Local: Centro de Ensino e Pesquisa Einstein - Rua Comendador Elias Jafet, 755 – Morumbi, São Paulo.
Inscrições aqui.