Rede Mater Dei adota cirurgia robótica para tratamentos ginecológicos
Precisão e eficiência. Essas vantagens têm levado a tecnologia robótica à sala de cirurgia. Presente em alguns hospitais brasileiros de excelência, a automação aplicada à medicina tem redefinido padrões cirúrgicos. A ginecologista, obstetra e coordenadora da pós-graduação de cirurgia ginecológica da Rede Mater Dei de Saúde, Sálua Calil, explica que, particularmente na ginecologia, a cirurgia robótica oferece uma série de benefícios significativos para pacientes e profissionais de saúde. “Com base na experiência clínica e nas perspectivas de especialistas, a cirurgia robótica oferece resultados superiores”, comenta.
Outro ponto alto, segundo ela, é a resposta dos pacientes, que após a cirurgia robótica é notavelmente positiva. A médica explica que os pacientes submetidos a procedimentos ginecológicos utilizando tecnologia robótica tendem a experimentar tempos de recuperação mais curtos, muitas vezes recebendo alta em até 12 horas após o procedimento. “Comparativamente, isso representa uma melhoria significativa em relação aos métodos tradicionais, onde a recuperação pode exigir internações prolongadas devido à complexidade do procedimento e às comorbidades do paciente”.
Além disso, a precisão e destreza dos robôs cirúrgicos desempenham um papel crucial na melhoria dos resultados clínicos, especialmente em casos de câncer ginecológico. A capacidade dos robôs de realizar movimentos de dissecção de 360 graus com extrema precisão oferece aos cirurgiões uma vantagem incomparável, permitindo o tratamento de patologias complexas próximas a estruturas vitais com segurança e eficácia.
Outro destaque é a possibilidade de amplificação de imagem proporcionada pela tecnologia robótica, que oferece uma visão detalhada e aprimorada do campo cirúrgico, proporcionando aos cirurgiões uma visão sem precedentes que não seria possível com métodos convencionais. “A Rede Mater Dei possui a plataforma robótica mais moderna que existe no mercado e ela dispõe isso para os seus clientes e para todas as áreas da cirurgia, especialmente a cirurgia ginecológica, com grandes benefícios para a realização de cirurgias complexas como útero muito volumosos, miomas volumosos, endometrioses, casos complexos, onde equipes multidisciplinares podem entrar e sem dúvida com grandes benefícios para os casos oncológicos”, destaca a medica.
Os benefícios tendem a melhorar ainda mais em um futuro breve, segundo ela. “No futuro, a convergência da cirurgia robótica com a inteligência artificial representa um marco emocionante no campo da medicina”, prevê. Isso porque, a integração de algoritmos inteligentes com sistemas automatizados tem o potencial de melhorar ainda mais a precisão e eficiência dos procedimentos cirúrgicos, permitindo previsões de erros, operações à distância e uma gama de outras aplicações inovadoras que estão moldando o futuro da medicina.