São Cristóvão Saúde passa a realizar Cirurgia Cardíaca Infantil
O Grupo São Cristóvão Saúde está ampliando seu atendimento no setor pediátrico e inicia, em seus procedimentos de alta complexidade, a Cirurgia Cardíaca Infantil. De acordo com o Diretor Clínico da Instituição, Fernando Eduardo Cordeiro Barreto, a carteira infantil de beneficiários aumentou consideravelmente e o objetivo do Grupo é verticalizar os atendimentos mais complexos, dando total acolhimento aos pacientes e familiares.
Segundo o Coordenador Médico da Pediatria, Eduardo Cavalheiro Simões, “realizar correções cardíacas é uma conquista muito importante para o São Cristóvão Saúde, pois evita que o paciente seja transferido para outros locais, oferecendo assim, mais conforto, comodidade e segurança”.
Atualmente, o São Cristóvão já realizou procedimento hemodinâmico (cateterismo cardíaco) em recém-nascido prematuro e cirurgias abertas, além de demais procedimentos em fase de análise. Para isso, foi realizado um investimento substancial na parte de estrutura e profissionais da saúde, incluindo treinamentos distintos, envolvendo Enfermagem, Fisioterapia e Fonoterapia, além da contratação de uma assessoria externa de anestesistas especializados e assessoria externa, incluindo equipe de profissionais para o pós-operatório cardíaco infantil.
A Instituição criou um grupo multiprofissional denominado “Heart Team”, que discute caso a caso cada paciente cardíaco, estudando a necessidade ou não do procedimento cirúrgico, além de indicar quais serão os próximos passos. Durante o pré-natal, é recomendado que a gestante realize o exame ecocardiograma fetal, sendo possível detectar anomalias cardíacas congênitas.
Para isso, o Grupo São Cristóvão Saúde investiu em uma equipe de ecocardiografistas em seu Centro Cardiológico, situado nas dependências do Centro Ambulatorial Américo Ventura – Unidade I. Quando a anomalia é detectada de forma precoce, a mãe é direcionada para a equipe cardíaca infantil, com todo o respaldo necessário até o momento do parto. “A cardiopatia congênita, sendo a má-formação cardíaca do desenvolvimento embrionário, necessita ser diagnosticada o quanto antes, de preferência ainda durante o pré-natal, para que a criança acometida tenha o melhor desenvolvimento possível”, frisa Eduardo.
A Instituição também desenvolveu o “Cartão Coraçãozinho Cardiopata”, sendo entregue aos pais do paciente após a cirurgia, com informações sobre a cardiopatia, o procedimento realizado, a equipe médica envolvida e anotações sobre alergias e medicações especiais para a criança, no momento da alta hospitalar. “Nós, do São Cristóvão Saúde, estamos muito orgulhosos, pois são poucos os hospitais que realizam esse tipo de cirurgia infantil no país, elevando o nível de atendimento e prestação de serviços realizados pelo Grupo. Parabéns ao time envolvido, composto por excelentes profissionais da medicina”, declara o Presidente/ CEO, Engº Valdir Pereira Ventura.